Negócios

Aracruz reverte prejuízo com aumento do volume de vendas

A Aracruz reverteu um prejuízo de 82 milhões de reais, registrado no terceiro trimestre do ano passado, e alcançou um lucro de 168,3 milhões de reais no mesmo período deste ano. De acordo com informações da fabricante de celulose, o resultado foi influenciado pelo aumento do volume de vendas, que cresceu 38%. A produção da […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

A Aracruz reverteu um prejuízo de 82 milhões de reais, registrado no terceiro trimestre do ano passado, e alcançou um lucro de 168,3 milhões de reais no mesmo período deste ano. De acordo com informações da fabricante de celulose, o resultado foi influenciado pelo aumento do volume de vendas, que cresceu 38%. A produção da unidade Guaíba, antiga Riocell, que foi adquirida da Klabin no final de maio, teve desempenho fundamental para este aumento, segundo a Aracruz.

O resultado operacional medido pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) no trimestre foi de 410,7 milhões de reais, contra 350,7 milhões de reais um ano antes. A margem Ebitda, no entanto, caiu: foi de 49% contra 55% de julho a setembro de 2002.

A receita também melhorou, mas não na mesma proporção que o volume de celulose vendido, já que houve queda nos preços no mercado internacional. O faturamento de julho a setembro foi de 838,9 milhões de reais, alta de 32% sobre o ano anterior.

A Aracruz também conseguiu reduzir o custo da dívida da empresa em moeda estrangeira, principal responsável pelas perdas da companhia no terceiro trimestre de 2002. As despesas financeiras no trimestre encerrado em setembro foram de 81 milhões de reais, contra quase 500 milhões de reais um ano antes. A diminuição das despesas financeiras refletiu "principalmente uma menor desvalorização do real sobre os ativos, passivos e derivativos denominados em dólares", diz o comunicado oficial da Aracruz. A dívida líquida em 30 de setembro somava 3,06 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

21 franquias baratas a partir de R$ 3.000 para começar a empreender antes do Natal

Ela empreendeu em vez de prestar concurso. Hoje, a empresa dela movimenta R$ 320 milhões

Dia do Empreendedor: 8 livros recomendados por fundadores e CEOs de sucesso

Restaurante por quilo cresce com vendas online, aposta em IA e vira negócio milionário