Exame Logo

3M vende unidade farmacêutica por US$ 2,1 bilhões

Companhia reviu sua posição estratégica e decidiu se desfazer dos negócios farmacêuticos

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2011 às 15h08.

Após analisar durante seis meses sua estratégia de mercado, a 3M decidiu se desfazer de seus negócios farmacêuticos, vendendo sua unidade farmacêutica a diversos compradores em operações que somam 2,1 bilhões de dólares. Conhecida pelos seus bloquinhos Post-it e a fita Scotch, a companhia possui também negócios farmacêuticos nos Estados Unidos, Canadá, Porto Rico e na América Latina, que foram vendidos ao laboratório Graceway Pharmaceuticals por 875 milhões de dólares.

A sueca Meda ficou com as operações européias por 857 milhões de dólares, enquanto a Ironbridge Capital e a Archer Capital compraram as unidades da Ásia e Pacífico por 349 milhões de dólares. De acordo com o americano The Wall Street Journal, a empresa sueca afirmou que a aquisição vai fortalecer seu portfólio de produtos para seguir a meta de ser líder no seu segmento na Europa.

Veja também

Os compradores levam, além do mercado regional, a propriedade intelectual de medicamentos como o Aldara, Difflam e Duromine. A Graceway também leva o direito de certos modificadores da resposta imunológica.

Acompanhe tudo sobre:3MEmpresasEmpresas americanasFarmáciasFusões e AquisiçõesSetor farmacêutico

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame