15 livros escritos por presidentes de empresas
Diversos gestores já contaram boa parte das suas experiências em livros que preenchem as prateleiras nacionais; veja 15 sugestões
Da Redação
Publicado em 17 de maio de 2013 às 12h43.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h36.
São Paulo – As percepções dos presidentes de empresas sempre são fonte de muita curiosidade, tanto para quem nunca liderou uma organização quanto para aqueles que já estão à frente de um negócio. O assunto desperta interesse não só pela rotina e ou pelas histórias pessoais dos executivos, mas também pelos principais aprendizados e estratégias ao longo da trajetória. Desde relatos de experiências pessoais, como no caso de "O X da questão", de Eike Batista, até um manual para ficar milionário, escrito por Carlos Wizard Martins, diversos CEOs já compartilharam seus aprendizados com a vida e com o mundo dos negócios. Veja, a seguir, 15 sugestões de livros que poderão ensinar sobre negócios, liderança, gestão e persistência.
O polêmico Eike Batista é um dos que trouxe sua experiência pessoal e de negócios para o mundo da literatura. Em “O X da Questão” (Primeira Pessoa, 2011), Batista conta os sucessos e equívocos de sua trajetória como empreendedor. O livro também traz os pilares que sustentam a coordenação do grupo EBX.
Qualidade de vida é o tema central do livro escrito pelo também atleta Abílio Diniz , atual presidente do conselho administrativo da BRF e do Grupo Pão de Açúcar. Em “Caminhos e escolhas” (Campus Elsevier, 2004) ele conta como fatos da sua vida como pai, marido e cidadão interferiram na condução de suas atitudes.
Ex-presidente da Embraer , Ozires Silva é uma daquelas figuras lendárias do mundo empresarial nacional. Em “A decolagem de um sonho” (Lemos, 2005), ele conta a história da empresa sob a ótica do fundador – ele mesmo. O diferencial do livro está no seu viés mais pessoal que profissional – Silva concentra suas energias em como transformou seus sonhos em realidade.
Ele quer fazer você ficar milionário. Carlos Roberto Martins é um empresário, executivo e escritor brasileiro fundador da escola de idiomas Wizard e do Grupo Multi Holding e autor do “Desperte o milionário que há em você” (Gente, 2012). No livro, ele descreve as ferramentas que utilizou para criar seu empreendimento bilionário.
Empresário, publicitário e apresentador de televisão, Roberto Justus detalhou sua trajetória profissional em “Construindo uma vida” (Larousse do Brasil, 2006). O livro está esgotado na editora, mas é possível encontrar downloads e exemplares em sebos.
Mundialmente aclamado pelo seu período na gestão da GE , em “Paixão por vencer” (Campus Elsevier, 2005) Jack Welch responde grandes questões que envolvem o exercício da liderança e os negócios – em resumo, como liderar e progredir.
Sérgi Chaia, ex-presidente da Nextel , assumiu a presidência de uma multinacional antes dos 40. Assim como seu posto de liderança, a crise e o desconforto vieram cedo. Em “Será que é possível” (Integrare Editora, 2012), o jovem executivo conta como percebeu que tão importante quanto os resultados, é o lado humano do líder e sua forma de cuidar da própria equipe.
Presidente da Magazine Luíza , Marcelo Silva entrou no mercado literário com “Gente não é salame” (Clio, 2009). A proposta do livro é trazer um pouco da experiência da já reconhecida política de gestão de pessoas da rede que ele preside. No decorrer das páginas, Silva dá sugestões de formação de equipes, administração de pessoal, entre outros assuntos que envolvem pessoas.
Em 40 anos na empresa, Neville Isdell pode conhecer por dentro como funciona a gestão de uma das marcas mais valiosas do mundo. Aposentado desde 2009, o autor do recém-lançado no Brasil “Nos bastidores da Coca-Cola ” (Prumo, 2013) foi presidente da Coca-cola e analisa seu desempenho – e de seus pares – na obra.
Após passar 18 anos à frente do Federal Reserve (Fed), Alan Greenspan publica em “A Era da Turbulência” (Campus Elsevier, 2008) sua percepção de um novo mundo, mais complexo e agitado. Pelo texto, explica princípios do crescimento econômico, detalhes de diversas economias e traça tendências para a economia mundial.
Desde a Usina de Itaipu até a construção do Aeroporto de Congonhas, Wilson Quintella – ex=presidente da Camargo Correa conta em “Memórias do Brasil Grande” (Saraiva, 2008) como grandes empreendedores e administradores fizeram negócios e – literalmente – construíram o Brasil.
Ex-presidente da Walita e da Phillip Morris, Amália Sina traz em “Decida o que quer para chegar onde deseja” (Saraiva, 2011) detalhes de sua trajetória pessoal contando obstáculos, sucessos e tragédias – como a perda precoce dos pais ainda na infância. O livro é uma reflexão sobre como a força interior de cada um pode sustentar grandes mudanças e o tão almejado sucesso.
Autenticidade é a palavra-chave para uma liderança eficiente e marcante. Essa é a visão de Bill George, ex-presidente da Medtronic, empresa que, sob sua gestão, cresceu nada menos que 60 vezes em valor de mercado. Em “Autenticidade” (Saraiva, 2007), George, em parceria com Peter Sims, aborda a autoconfiança necessária para transformar histórias de vida em paixões e propósitos de liderança.
Por meio de uma viagem pela vida do próprio autor, David Novak, o leitor é convidado a fazer um mergulho dentro de si mesmo – suas ambições profissionais e o os desafios que o espera. Em “Ceo Por Acaso - As Melhores Lições de Quem Chegou ao Topo” (Saraiva, 2009), Novak, presidente do conselho da Bum! Brands, Inc. – maior empresa de restaurantes do mundo -, ensina o que aprendeu sobre motivação de funcionários e revitalização de empresas.
De autoria do publicitário Washington Olivetto, “Prestígio é melhor do que sucesso” é um dos livros da coleção “O que a vida me ensinou”, da Editora Saraiva. Embora tenha hesitado não escrever a obra, Olivetto – que detesta utilizar verbos no passado – trouxe para o livro uma reflexão sobre a efemeridade do sucesso e sobre os melhores caminhos para uma boa reputação perene e consistente.