Exame Logo

11 empresas que mudaram o comando em novembro

O final do ano está sendo movimentado para grandes companhias, que já anunciaram novos presidentes

Dança das cadeiras (Fábio Heizenreder/EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2013 às 09h01.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h23.

São Paulo – Com 2014 se aproximando, as empresas estão correndo para traçar novas estratégias e melhorar o desempenho da companhia, que, em alguns casos, estão em situações delicadas. Apenas neste mês, 11 empresas já anunciaram substituição na presidência: umas, por crise, outras, por aposentadoria.  Veja, a seguir, quais companhias vão iniciar o ano novo sob outro comando, e quais executivos foram escalados para a sucessão:
  • 2. - Roche

    2 /12(Bloomberg)

  • Veja também

    A Roche Brasil anunciou, nesta segunda-feira, uma mudança na presidência da divisão farmacêutica da empresa no Brasil. Em 2014, quem estará à frente do cargo será o alemão Rolf Hoenger.

    De acordo com comunicado oficial da companhia, a substituição foi realizada, pois Adriano Treve, que ocupa o cargo desde 2008, irá liderar a Roche Turquia.
  • 3. - Walmart

    3 /12(Divulgação)

  • Após cinco anos à frente da maior varejista do mundo, Mike Duke irá se aposentar no final de janeiro do Walmart.

    Para assumir seu posto, o grupo indicou o chefe de sua divisão internacional, Doug McMillon, um dos responsáveis pelo aumento das vendas internacionais.
  • 4. - Inter de Milão

    4 /12(Getty Images)

    Um mês após oficializar a compra do clube Inter de Milão, o indonésio Erick Thohir anunciou que substituirá Massimo Moratti como presidente da equipe. A decisão foi tomada após eleição que destituiu Moratti do cargo depois de 18 anos no comando.

    Thorir e seus sócios, Rosan Roeslani e Handy Soetedjo, juntos, possuem 70% das ações do time italiano.
  • 5. - HP

    5 /12(Divulgação)

    A HP Brasil anunciou que a empresa terá novo comando. Luciano Corsini foi escolhido para substituir o lugar de Oscar Clarke na presidência da companhia.

    Segundo comunicado da HP, a mudança faz parte de uma reorganização da unidade de negócios. Para Corsini, será uma honra dirigir a HP, principalmente, em um momento em que a indústria de tecnologia vem sofrendo mudanças drásticas.
  • 6. - BRF

    6 /12(Divulgação)

    Pedro de Andrade Faria será o novo presidente-executivo internacional da BRF , uma das maiores empresas de alimentos do Brasil. O anúncio foi realizado na segunda semana de novembro.
  • 7. - Acer

    7 /12(Divulgação)

    Em meio à crise, Stan Shih, fundador da Acer , a quarta maior fabricante de computadores do mundo, assumirá a presidência da companhia. Inicialmente, JT Wang, iria presidir a fabricante até junho de 2014, no entanto, com os maus resultados da empresa, ele renunciou, fazendo com que Shih assumisse imediatamente.
  • 8. - Peugeot

    8 /12(Krisztian Bocsi/Bloomberg)

    A PSA Peugeot Citröen anunciou na última segunda-feira que Philippe Varin, diretor-executivo da montadora, deixa o cargo em 1º de janeiro de 2014.

    Em seu lugar, assume o português Carlos Tavares. Varin estava no comando da companhia francesa desde 2009.
  • 9. - BlackBerry

    9 /12(Reuters)

    Depois de abandonar os planos de venda, a fabricante canadense de celulares, BlackBerry , substituiu o presidente-executivo da companhia.

    John Chen, ex-presidente executivo da Sybase, entrará no lugar de Thorsten Heins.
  • 10. - OSX

    10 /12(Divulgação)

    A empresa de construção naval do ex-bilionário Eike Batista demitiu o presidente,Marcelo Gomes, após ajuizar o pedido de recuperação judicial.
    Segunda companhia do grupo EBX a ingressar com o processo na justiça elegeu Ivo Dworschak Filho ao cargo.
  • 11. - Publicis

    11 /12(eschipul/Flickr)

    Roberto Lima, ex-executivo da Vivo , vai assumir o comando da Publicis Worldwide no Brasil e será responsável por todas as agências de publicidade da companhia por aqui.

    A nomeação de Lima aconteceu logo após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovar, sem restrições, a fusão entre os grupos de comunicação Omnicom e Publicis.
  • 12. Quem aconteceu em negócios em 2013, segundo a Fortune

    12 /12(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:Agências de publicidadeBlackBerryCombustíveisEmpresasEmpresas francesasExecutivosMontadorasOSXPetróleoPeugeotPeugeot CitroënPresidentes de empresaPublicis

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame