Exame Logo

10 principais notícias de negócios da última semana do ano

Aquisições, processos judiciais e acordos marcaram a última semana completa de 2013

Daniela Barbosa

Publicado em 28 de dezembro de 2013 às 06h36.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h20.

A OGX anunciou que conseguiu fechar um acordo com seus credores, que converterão a dívida de aproximadamente 5,8 bilhões de dólares em uma participação acionária na empresa. Pelo acordo, os detentores dos bônus terão o direito de participar de um empréstimo de entre 200 milhões a 215 milhões de dólares, para manter a empresa com em operação.

  • 2. JBS compra Massa Leve

    2 /10(stock.xchng)

  • A JBS, maior produtora de carne bovina no mundo, anunciou nesta semana a aquisição da companhia Massa Leve, uma das líderes de pratos prontos.
    O negócio foi fechado em 260 milhões de reais e segue para aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
  • 3. Walmart demite mais 300 no Brasil

    3 /10(GettyImages)

  • Depois de demitir pelo menos seis diretores, o Walmart Brasil permanece reestruturando o quadro de funcionários e 300 pessoas foram dispensadas. A região mais afetada pelo corte foi a operação do estado de São Paulo, que representou 40% dos funcionários demitidos.

  • 4. Vale vende sua parte na Fosbrasil

    4 /10(REUTERS/Nacho Doce)

    A Vale assinou com a Israel Chemicals um acordo para a venda de sua participação de 44,25% no capital da Fosbrasil, empresa produtora de ácido fosfórico purificado, localizada em Cajati, estado de São Paulo. A operação foi fechada por 52 milhões de dólares.






  • 5. Tiffany indeniza Swatch

    5 /10(Divulgação/Divulgação)

    A Tiffany terá que indenizar a Swatch em 449,5 milhões de dólares por conta de uma parceria entre as duas companhias que não foi para frente.
    Em 2007, a Tiffany e a Swatch fecharam um acordo para o desenvolvimento, produção e distribuição mundial de relógios de marca Tiffany. Em 2011, a parceria se encerrou sem nunca ter sido colocada em de fato em prática. Desde então, as duas empresas travaram uma guerra judicial.
  • 6. BRF fecha acordo com Americana Group

    6 /10(Adriano Machado/Bloomberg)

    Conforme antecipado pela última edição da revista EXAME, a BRF tem mesmo planos de expandir sua atuação no Oriente Médio. A companhia anunciou que fechou um acordo não vinculante com a Americana Group, que visa uma colaboração estratégica para a região do Oriente Médio.
  • 7. Itaú e Cencosud não chegam a acordo

    7 /10(Wikimedia Commons)

    O grupo varejista chileno Cencosud disse nesta semana que não conseguiu chegar a um acordo com o Itaú Unibanco para a venda de 51% da sua operação de cartões de crédito na Argentina e no Chile. O fracasso da operação ocorre em um momento em que o Itaú Unibanco tenta comprar participação no banco chileno Corpbanca.
  • 8. Fundador da Amil pode pagar R$ 3,5 bi pela Dasa

    8 /10(Eduardo Monteiro)

    A Diagnósticos da América (Dasa) publicou nesta semana um edital de oferta pública para aquisição das ações da empresa pela Cromossomo Participações, sociedade controlada por Edson de Godoy Bueno e Dulce Pugliese de Godoy Bueno, maiores acionistas da rede de laboratórios.
    O empresário pode ser bem sucedido em sua estratégia de fechar o capital e passar a ser o único sócio da empresa, o que envolveria um desembolso de mais de 3,5 bilhões de reais. Bueno é também fundador da operadora de planos de saúde Amil.
  • 9. Elis compra Atmosfera

    9 /10(Stock.xchng)

    Os fundos de private equity Advent International e Alothon Group anunciaram a venda da Atmosfera, companhia do setor de lavanderias industriais no país, para a Elis. Em novembro, a coluna Primeiro Lugar, da revista EXAME, antecipou que a rede de lavanderias estava à venda. Os detalhes financeiros da operação não foram divulgados.
  • 10. Agora, veja 15 empresas que cortaram braços em 2013

    10 /10(Chris Rank/Bloomberg News)

  • Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Negócios

    Mais na Exame