Zelensky destitui chefe da Força Aérea ucraniana após queda de caça F-16
Presidente ucraniano não forneceu mais detalhes sobre o motivo da decisão, dizendo apenas que sua equipe de comando 'precisava se fortalecer'
Agência de notícias
Publicado em 30 de agosto de 2024 às 16h32.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky , destituiu nesta sexta-feira o chefe da Força Aérea ucraniana, um dia depois de Kiev informar que um caça F-16 de fabricação americana havia caído enquanto repelia um ataque russo com mísseis.
"Decidi substituir o comandante da Força Aérea para reforçar a cúpula militar da Ucrânia", declarou Zelensky em um vídeo publicado no Telegram, após a divulgação do decreto de destituição do comandante Mikola Oleshchuk. O tenente-general Anatolii Kryvonojko, que lidera as operações da Força Aérea na parte central da Ucrânia, assumirá temporariamente o posto.
Guerra Israel e Hamas: as fotos do conflito
Acidente com F-16 levanta questionamentos
O acidente com o F-16 foi um revés significativo para Kiev, que há meses vinha pedindo ao Ocidente que enviasse o avançado caça. Foi a primeira perda relatada pelas Forças Armadas, poucas semanas após a Ucrânia receber a aeronave supersônica.
O Exército da Ucrânia havia informado que o avião e o piloto caíram durante uma missão de combate no início desta semana, após terem derrubado mísseis russos. A parlamentar Mariana Bezugla, membro de uma comissão parlamentar de defesa, segurança e inteligência, afirmou que o F-16 foi abatido pelos próprios sistemas de defesa aérea da Ucrânia, em um caso de fogo amigo.
Em resposta a essas alegações, Oleshchuk acusou-a mais cedo, nesta sexta-feira, de tentar desacreditar os líderes militares da Ucrânia e disse que uma investigação completa sobre o incidente estava em andamento.
Mudanças na liderança militar
Zelensky não forneceu mais detalhes sobre o motivo pelo qual decidiu substituir o comandante da Força Aérea, dizendo apenas que sua equipe de comando "precisava se fortalecer". Contudo, não é a primeira vez que ele remove um líder militar sênior. No início deste ano, ele removeu o popular comandante-chefe Valery Zalujny, substituindo-o por Oleksandr Syrsky, que planejou o contra-ataque surpresa da Ucrânia na região ocidental de Kursk, na Rússia.
*Matéria produzida pela AFP e disponibilizada pela Agência O Globo