Mundo

Xi Jinping está otimista com reuniões entre Kim e Trump

Presidente da China agradeceu o governo sul-coreano por mandar enviado especial para informá-lo das recentes visitas de Chung à Coreia do Norte e aos EUA

Xi Jinping: se mostrou esperançoso para um progresso substancial no processo de desnuclearização da Península da Coreia (Damir Sagolj/Reuters)

Xi Jinping: se mostrou esperançoso para um progresso substancial no processo de desnuclearização da Península da Coreia (Damir Sagolj/Reuters)

E

EFE

Publicado em 12 de março de 2018 às 15h08.

Pequim - O presidente da China, Xi Jinping, recebeu nesta segunda-feira em Pequim Chung Eui-yong, enviado do presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que manifestou o desejo de que tanto a reunião entre as duas Coreias quanto a da Coreia do Norte com os Estados Unidos sejam positivas.

Xi se mostrou esperançoso para um progresso substancial no processo de desnuclearização da Península da Coreia e que haja uma normalização das relações entre as partes envolvidas, segundo a agência oficial "Xinhua". O presidente da China também agradeceu o governo sul-coreano por mandar um enviado especial para informá-lo das recentes visitas de Chung à Coreia do Norte e aos Estados Unidos para facilitar as conversas.

Chung viajou a Pyongyang com Suh Hoon, diretor do Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul, para debater futuras cúpulas, e depois foi para Pequim, enquanto Suh foi para Tóquio para se reunir com o primeiro-ministro, Shinzo Abe. Embora não esteja previsto que China ou Japão participem de forma direta das conversas no alto nível, o papel de ambos os países é essencial para enfrentar o diálogo com a Coreia do Norte, por serem, respectivamente, o principal aliado de Pyongyang e um parceiro estratégico dos Estados Unidos na região.

Hoje, o enviado de Seul também se reuniu com o ministro de Relações Exteriores chinês, Wang Yi. Em comunicado publicado no site deste ministério, Wang destacou que o fato de Xi ter se reunido com Chung na Assembleia Nacional Popular "reflete a firme determinação da parte chinesa em manter a paz e a estabilidade na península" coreana.

Chung, por sua vez, afirmou que "a situação na Península da Coreia experimentou mudanças importantes recentemente e a China teve um papel importante neste sentido".

"A Coreia do Sul se compromete a promover a desnuclearização da península e a solução política do problema da península mediante o diálogo e a consulta", acrescentou, enfatizando que Seul espera que "a China continue desempenhando um papel ativo" no processo.

Acompanhe tudo sobre:ChinaCoreia do NorteCoreia do SulDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-unXi Jinping

Mais de Mundo

Como a província chinesa de Fujian resolveu problemas de produção escassa de alimentos

Comunidade empresarial chinesa faz apelo aos EUA para cancelarem medidas de tarifas sobre produtos

Netanyahu nega propostas para governo civil palestino em Gaza

EUA afirma que China 'não pode ter' Rússia e Ocidente simultaneamente

Mais na Exame