Mundo

Xamãs pedem pela saúde de Chávez em ritual indígena

Xamãs estão reunidos em uma praça do noroeste de Caracas e permanecerão ali até a madrugada do sábado fazendo sessões de orações, danças e cantos

No ano passado, o presidente se submeteu à quimioterapia e atualmente recebe radioterapia (©AFP/Arquivo / Ho)

No ano passado, o presidente se submeteu à quimioterapia e atualmente recebe radioterapia (©AFP/Arquivo / Ho)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2012 às 19h52.

Caracas - Xamãs de diferentes comunidades indígenas da Venezuela realizam a partir desta sexta-feira e até amanhã em Caracas um ritual para pedir aos espíritos ancestrais pela saúde do presidente Hugo Chávez, em tratamento contra um câncer.

''Este ritual consiste na reunião dos xamãs de diferentes povos indígenas que estão pedindo pela vida, pela terra e por amor ao comandante (Chávez), por sua cura'', disse à Agência Efe Esmerita González, uma das responsáveis pelo ato.

Os xamãs estão reunidos em uma praça do noroeste de Caracas e permanecerão ali até a madrugada do sábado fazendo sessões de orações, danças e cantos próprios de suas culturas.

Esse ato se soma a outros rituais que os líderes dos povos indígenas realizaram em suas comunidades e também no palácio presidencial de Miraflores, acrescentou Esmerita.

Chávez trava uma batalha contra um câncer desde junho do ano passado, doença da qual disse ter se curado seis meses depois e que reapareceu em fevereiro, quando lhe foi extirpado um novo tumor.

No ano passado, o presidente se submeteu à quimioterapia e atualmente recebe radioterapia, o que lhe levou a viajar constantemente para Cuba, onde recebe atendimento médico.

O presidente chegou ontem de madrugada a seu país, no meio de uma inusitada discrição, após passar 11 dias em Havana para receber o tratamento de radioterapia. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDoençasHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Com redução de neve no Himalaia, 25% da população global pode enfrentar escassez de água em 2024

Eleição nos EUA: Anúncio da campanha de Biden chama a atenção para status de criminoso de Trump

Empresas chinesas focam em aumentar vendas com patrocínio na Olimpíada de Paris

Vendas no varejo de bens de consumo social aumentam 3,7% na China

Mais na Exame