Mundo

Kirchner diz que expropriar YPF foi "único caminho"

Kirchner afirmou que a Argentina "deve administrar seus recursos naturais, porque são estratégicos"

Kirchner admitiu que ficou "nervosa e angustiada" ao realizar o anúncio de expropriação (©AFP / Daniel Garcia)

Kirchner admitiu que ficou "nervosa e angustiada" ao realizar o anúncio de expropriação (©AFP / Daniel Garcia)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2012 às 20h30.

Priorizar nos meus resultados Google

Buenos Aires - A presidente da argentina, Cristina Kirchner, disse nesta terça-feira que a expropriação das ações da petroleira YPF em poder da espanhola Repsol foi o único caminho possível para recuperar os recursos naturais do país.

"Tenho certeza de que este era o único caminho possível", revelou a presidente em um ato público em San Antonio de Areco, 110 Km ao norte de Buenos Aires.

Kirchner admitiu que ficou "nervosa e angustiada" ao realizar o anúncio de expropriação das ações da Repsol na YPF, passando o controle da empresa ao Estado argentino.

"Meus nervos, e ainda mais minha angústia, eram porque gostaria muito que ele (o falecido ex-presidente e marido Néstor Kirchner) estivesse presente".

Kirchner afirmou que a Argentina "deve administrar seus recursos naturais, porque são estratégicos".

O Senado em Buenos Aires está a ponto de aprovar a expropriação, e na próxima semana a medida deve ser votada na Câmara dos Deputados, apesar dos duros protestos dos governos de Espanha, União Europeia, Estados Unidos, FMI e Banco Mundial.

A Argentina justificou a decisão diante da falta de investimentos da YPF na prospecção e produção de petróleo e gás, o que levou o governo a importar 9,3 bilhões de dólares em hidrocarbonetos em 2011.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas espanholasIndústria do petróleoAmérica LatinaEuropaPiigsEspanhaArgentinaRepsol YPF

Mais de Mundo

Disputa por poder na Casa Branca se intensifica diante de possível derrota de Trump nas 'midterms'

Alta do custo de vida leva centenas de milhares às ruas da França em onda de protestos

Mulher passa 20 horas à deriva no Mar Jônico após pular de cruzeiro na Grécia

Rússia afirma ter atacado siderúrgica da ArcelorMittal na Ucrânia