Mundo

Vulcão no Alasca pode entrar em erupção e ameaça voos

Especialistas disseram que a situação na cúpula do vulcão indica que a qualquer momento pode ser expelida uma nuvem de cinzas

O Vulcão Cleveland, com 1.730 metros de altura, está localizado a 1.513 quilômetros de Anchorage (a maior cidade do Alasca), em uma área não habitada (Mandy Lindeberg/NOAA/NMFS/AKFSC)

O Vulcão Cleveland, com 1.730 metros de altura, está localizado a 1.513 quilômetros de Anchorage (a maior cidade do Alasca), em uma área não habitada (Mandy Lindeberg/NOAA/NMFS/AKFSC)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2012 às 07h25.

Brasília – As autoridades do Alasca, estado americano, emitiram alerta de erupção do Vulcão Cleveland - depois de identificada nova formação de lava. Especialistas disseram que a situação na cúpula do vulcão indica que a qualquer momento pode ser expelida uma nuvem de cinzas.

Segundo os peritos, a nuvem de cinzas ameaça o tráfego aéreo na região. A estimativa é que ela chegue a 6 mil metros de altura acima do nível do mar. O Vulcão Cleveland, com 1.730 metros de altura, está localizado a 1.513 quilômetros de Anchorage (a maior cidade do Alasca), em uma área não habitada.

No fim de dezembro do ano passado, houve uma erupção do Cleveland. Na ocasião, uma nuvem de cinzas, estendeu-se por 4,5 quilômetros e o Centro de Observação da Atividade Vulcânica do Alasca elevou o nível de perigo para voos aéreos na zona das ilhas. Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisEstados Unidos (EUA)Países ricosVulcões

Mais de Mundo

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei

Trump ameaça retomar o controle do Canal do Panamá

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo