Volta ao mundo em 15 imagens da última semana - 28/11
Acompanhe nesta galeria as fotos e fatos que marcaram a semana
Gabriela Ruic
Publicado em 28 de novembro de 2015 às 06h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h25.
São Paulo – A semana foi marcada pela desestabilização entre as relações diplomáticas da Turquia e a Rússia . Na última terça-feira, o exército turco abateu uma aeronave militar russa que sobrevoava a fronteira com a Síria. Momentos depois da notícia, o presidente russo Vladimir Putin veio a público chamar o ato de “punhalada nas costas” e acusou a Turquia de ser “cúmplice do terrorismo”. Em resposta, o presidente Tayyip Erdogan alertou que os russos não “brinquem com fogo”. Já no Brasil, a semana foi novamente de escândalos. Enquanto o mar de lama das barragens da Samarco chegavam ao mar, o banqueiro André Esteves, do BTG Pactual , e o senador Delcídio do Amaral, do PT, foram presos suspeitos de atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato . Acompanhe nesta galeria as fotos e fatos que marcaram a semana
O banqueiro André Esteves é visto sendo levado da sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro para o presídio Bangu 8. Sócio e então CEO do banco de investimentos BTG Pactual , Esteves foi preso nesta semana suspeito de obstrução das investigações da Operação Lava-Jato. Segundo o Ministério Público, ele e Delcídio Amaral, senador do PT que se tornou o primeiro político em exercício a ser preso, teriam tentado comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobrás, em suas delações premiadas. O filho de Cerveró, Bernardo, gravou as conversas entre o então advogado de seu pai, Edson Ribeiro, e o chefe de gabinete de Delcídio, Diogo Ferreira, que também foram presos. Como resultado, o BTG perdeu 6,7 bilhões de reais em valor de mercado apenas entre a manhã de quarta-feira, dia da prisão de Esteves, e o fechamento do mercado na quinta-feira. Persio Arida foi logo apontado como CEO interino e declarou que o banco avalia as alegações contra Esteves.
Imagem aérea mostra a lama das barragens da mineradora Samarco chegando ao mar no Espírito Santo . Em Regência, região norte do estado, ambientalistas tentaram salvar tartarugas, caranguejos e peixes, mas muitos acabaram sendo pegos pelos rejeitos. A região é uma importante reserva de tartarugas gigantes e especialistas ainda não sabem quais impactos a lama terá para a biodiversidade local.
Na Cisjordânia , o clima é de tensão entre palestinos e tropas de Israel, que estão constantemente em confrontos há mais de um mês. A região vive uma intensa onda de violência que já deixou 19 israelenses, 1 americano e 90 palestinos desde o dia 1º de outubro.
O papa Francisco desembarcou na África nesta semana para uma turnê que se iniciou em Nairóbi. Na capital queniana, o pontífice teve uma recepção calorosa em um dos bairros mais pobres da cidade. Durante um evento, o papa realizou um discurso contra a marginalização dos pobres e a concentração de riquezas. Foi aplaudido com emoção. Depois de três dias no Quênia, Francisco chegou à Uganda na sexta-feira e seguirá em seguida para a República Centro-Africana. Todos os países dessa série de viagens passam por graves problemas econômicos e sociais.
Maurício Macri, o novo presidente da Argentina, é fotografado com sua família depois do anúncio da sua vitória no último domingo. Defensor do livre mercado, Macri tem apontado empresários para a sua equipe econômica e pode transformar o país no novo queridinho dos mercados. Já na segunda-feira pós-eleição, o presidente eleito afirmou que irá solicitar ao Mercosul que tentará a suspensão da Venezuela do bloco.
Pessoas que se feriram durante a onda de ataques terroristas que atingiu Paris no último dia 13 de novembro participam de uma cerimônia de homenagem às vítimas dos massacres realizados por extremistas do Estado Islâmico ( EI ). Mais de 120 pessoas foram assassinadas naquela trágica noite em diferentes partes da capital francesa.
Homem observa o trecho destruído de uma estrada localizada em Donetsk, uma região que fica no leste da Ucrânia e que foi anexada pela Rússia . Donetsk segue em estado de tensão depois que Moscou interrompeu o fornecimento de carvão para a Ucrânia nessa semana. A retaliação, diz o governo russo, veio depois que o governo ucraniano se recusou a auxiliar na reconstrução de linhas de energia nessa região castigada por conflitos . https://classic.exame.com/mundo/noticias/disputa-na-crimeia-piora-com-corte-em-fornecimento-de-carvao
A lua é fotografada iluminando o céu de Toronto e um de seus mais famosos cartões-postais, a Torre CN.
O presidente Barack Obama é fotografado durante uma cerimônia tradicional da Casa Branca e no qual lhe é apresentado um peru. O animal então recebe o “perdão presidencial” em comemoração ao feriado de Ação de Graças que aconteceu na última semana.
A Coreia do Sul passou por dias de luto nessa semana após a morte do seu ex-presidente Kim Young-sam, como mostra essa foto do seu cortejo. Primeiro governante civil do país depois de 30 anos, Young-sam foi um um importante ativista pró- democracia e liderou o sul-coreanos entre 1993 e 1998. Faleceu aos 87 anos.
O candidato republicano à presidência dos EUA Donald Trump brinca com um sósia durante evento da sua campanha na Carolina do Sul. Nesta semana, Trump causou polêmica ao fazer uma piada com uma doença congênita de um jornalista.
Mais lidas
Mais de Mundo
Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do CanalMilei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros paísesTrump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicosTrump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas
Mais na Exame
Inteligência ArtificialCofundador do Reddit prevê alta no consumo de teatro e esportes com o avanço da IA