Volta ao mundo em 15 imagens da última semana - 23/04
Da crise dos refugiados na Europa até a morte do artista Prince, confira os fatos e fotos que marcaram a semana mundo afora
Gabriela Ruic
Publicado em 23 de abril de 2016 às 07h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h16.
São Paulo – O drama dos refugiados na Europa segue se tornando uma crise com proporções cada vez maiores. Nesta semana, números da Organização Mundial para Migração (OIM) mostraram que 2015 foi o número de pessoas nessa condição ultrapassou a marca de 15 milhões e é maior que o registrado durante a Segunda Guerra Mundial em 1945. Mas 2016 não parece que será um ano favorável para essas pessoas. Ainda de acordo com dados atualizados da entidade, 173 mil pessoas atravessaram o Mar Mediterrâneo em direção ao continente europeu entre janeiro e abril desse ano. Em 2015, esse número foi de 23 mil. Na foto, um menino aguarda para receber comida de guardas gregos na fronteira com a Macedônia. No Reino Unido, os Obamas estiveram presentes nas celebrações do aniversário de 90 anos da Rainha Elizabeth II e, na América do Sul, o Equador segue de luto em memória das vítimas de um devastador terremoto que varreu a costa do país. Nesta galeria, acompanhe os fatos e fotos que marcaram a semana mundo afora.
O presidente Barack Obama cumprimenta a Rainha Elizabeth II durante as celebrações do aniversário de 90 anos da monarca em 22 de abril. A chefe da família real britânica está há 63 anos no trono e conta com 78% de aprovação do povo britânico, uma marca e tanto.
Imagem mostra partes do vilarejo de Manta, na costa do Equador, depois que um terremoto de 7,8 pontos na escala Richter e que foi seguido por outros tremores de intensidades menores atingiu o país na semana passada. Até o momento, 525 pessoas morreram em decorrência dos desastres causados pelo terremoto que é considerado o pior em 40 anos no Equador.
O artista Prince é fotografado durante performance em Miami Beach, na Flórida. O mundo recebeu com choque a notícia da morte desse ícone da música pop aos 57 anos de idade. Ele foi encontrado sem vida em sua casa na cidade de Minneapolis. A causa da morte ainda não é conhecida, mas a hipótese de suicídio foi descartada pelas autoridades, segundo autopsia preliminar.
Imagem mostra o trecho da ciclovia Tim Maia, que fica na Avenida Niemeyer, no Rio de Janeiro , e que desabou na última quinta-feira, matando ao menos duas pessoas. A ciclovia, cuja construção foi feita pelo consórcio Concremat-Concrejato, custou 45 milhões de reais e havia sido inaugurada há poucos meses. As causas da queda da estrutura ainda estão sendo investigadas.
Sobrevivente dos terremotos que atingiram o Nepal entre abril e maio do ano passado recebe tratamento fisioterápico na capital Katmandu. Os tremores que ocorreram no país no ano passado mataram ao menos 9 mil pessoas e feriram mais de 20 mil.
Funcionários da Korea Railroad Corp inspecionam o local onde um trem de passageiros ocupado por 27 pessoas descarrilou no final dessa semana na região de Yeosu. Desconfia-se que a causa do acidente seria a desobediência por parte dos condutores de reduzir a velocidade no trecho. O acidente deixou um morto e oito feridos.
Imagem mostra o momento em que tropas do governo de Bashar al-Assad se rendiam para combatentes curdos na região de Qamishli, na Síria .
Um policial pula sobre uma bomba durante confrontos com estudantes que protestam por melhorias na educação do país e que aconteceu no Chile nesta semana.
Mulheres se reúnem no Planalto em manifestação de apoio à presidente Dilma. Nesta semana, depois da votação pelo impeachment na Câmara dos Deputados, Dilma viajou para os Estados Unidos, onde participou da assinatura do Acordo de Paris e discursou na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), durante o qual mencionou a crise política hoje no país.
Uma onda de calor que maltrata a Índia tirou a população de casa e a levou direto para as margens do rio Ganges em Calcutá, como mostra essa foto da Reuters. As altas temperaturas que têm sido registradas no país, e que ultrapassaram a marca de 42 graus, já mataram 100 pessoas.
A atriz grega Katerina Lehou acende a tocha olímpica durante uma cerimônia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro que foi realizada na cidade grega de Olímpia. Agora, começa uma viagem de 15 semanas até que a chama chegue ao Maracanã, no Rio de Janeiro, marcando a abertura da edição 2016 do evento esportivo.
Judeus ultraortodoxo participam de celebrações em nome do feriado sagrado conhecido como Pessach em Jerusalém e que celebra a libertação dos judeus da escravidão no Egito.
Mulher Aymara é fotografada enquanto escala a montanha Huayna Potosi,a Bolívia . De acordo com a Reuters, um grupo de mulheres dessa etnia, com idades entre 42 e 50 anos de idade, trabalhava como cozinheiras em acampamentos de montanhistas e decidiu há dois anos realizar suas próprias escaladas.
O egípcio Seif al-Din Mohamed Mostafa, de 59 anos, que há algumas semanas sequestrou um avião no Egito e o desviou para o Chipre, é fotografado durante transferência entre prisões na cidade de Nicosia, Chipre .
Mais lidas
Mais de Mundo
Qual visto é necessário para trabalhar nos EUA? Saiba como emitirTalibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do AfeganistãoChina e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhadoMatt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump