Volta ao mundo em 15 imagens da última semana – 03/09
Da passagem do furacão Hermine na Flórida, EUA, aos desdobramentos do impeachment de Dilma Rousseff no Brasil, acompanhe os fatos e fotos que marcaram a semana
Gabriela Ruic
Publicado em 3 de setembro de 2016 às 07h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 14h10.
São Paulo – O estado da Flórida (EUA) se preparou nesta semana para receber o seu primeiro furacão em mais de uma década. No entanto, ao tocar a terra na madrugada de quinta para sexta-feira, o furacão Hermine foi reduzido à tempestade tropical, mas isso não impediu que deixasse um rastro de inundações e destruição. Estima-se que a passagem do fenômeno tenha deixado mais de 200 mil lares sem luz não apenas na Flórida, primeiro estado a ser afetado, mas também na Geórgia e nas Carolinas. Ainda na Flórida, foi decretado estado de emergência em 56 condados. No Brasil, o impeachment de Dilma Rousseff foi aprovado e manifestações estouraram por todo o país. Em São Paulo, protestos em defesa da ex-presidente se tornaram violentos. Na Itália, foram realizados os enterros das vítimas do terremoto e mais de 3 mil pessoas ainda dormem em tendas na região afetada pelo desastre. Nesta galeria, acompanhe os fatos e foto que marcaram a semana mundo afora.
Imagem mostra o momento em que a ex-presidente Dilma Rousseff falava ao povo do Palácio da Alvorada após o final da votação que determinou o seu impeachment, mas manteve seus direitos políticos. Durante a sua fala, Dilma reiterou que não cometeu crimes durante a sua administração. “A história será implacável com eles - como já foi em décadas passadas”, pontuou a ex-presidente sobre seus opositores.
Manifestantes correm das bombas de gás lacrimogênio usadas pela polícia que tentava dispersar uma multidão durante um ato contra o impeachment de Dilma Rousseff em São Paulo. Em um dos atos registrados na cidade, uma estudante perdeu a visão do olho esquerdo após ter sido atingida por estilhaços dessas bombas. É o terceiro caso em que pessoas perderam a visão em decorrência da ação de repressão policial em manifestações na capital.
Foto aérea feita na cidade de Pescara del Tronto, Itália, dias depois da ocorrência de um terremoto de magnitude 6.2 que atingiu a região central do país na semana passada. O desastre natural deixou ao menos 290 mortos e há cerca de 3 mil pessoas desabrigadas nos locais mais afetados.
Mais de 300 renas morreram em decorrência de um raio em Hardangervidda, área montanhosa localizada ao sul da Noruega . Segundo autoridades ambientais do país, a região é uma notória rota migratória desses animais. Durante tempestades, assim como ovelhas, as renas se mantém unidas em grupos.
Membro do Exército Livre da Síria, grupo rebelde apoiado pela Turquia, é fotografado em frente a um mural do grupo terrorista Estado Islâmico ( EI ) durante guarda em prédio na cidade de Jarablus. Nesta semana, foi anunciada a morte do porta-voz do EI, cuja autoria é agora disputada pelos Estados Unidos e pela Rússia.
O ator americano Gene Wilder, que interpretou o personagem Willy Wonka no clássico “A fantástica fábrica de chocolates”, aparece nessa imagem de arquivo. Ele faleceu aos 83 anos nesta semana por problemas de saúde decorrentes do mal de Alzheimer.
O primeiro-ministro do Canadá Justin Trudeau é fotografado com a família durante um passeio pela Muralha da China . O líder canadense se encontra na China em razão das reuniões da Cúpula do G20, grupo formado pelas maiores economias do mundo.
O nadador Daniel Dias é fotografado durante treinamento em Bragança Paulista. Daniel irá representar o Brasil durante os Jogos Paralímpicos que começam no Rio de Janeiro no próximo dia 7 de setembro. Ele é o maior medalhista do país neste evento esportivo com 10 medalhas de ouro, 4 de prata e 1 de bronze.
Imagem mostra o Monte Sinabung expelindo cinzas durante seu processo de erupção. O vulcão está localizado ao norte da Ilha de Sumatra e está ativo desde 2010, quando acordou após 400 anos sem registro de atividades.
Foto mostra um homem em uma embarcação de madeira navegando no Lago Maninjau. De acordo com a Reuters, uma mudança nas condições da água reduziu os níveis de oxigênio, fazendo com que milhares de peixes morressem.
Homem pedala em Nova Déli em meio às chuvas das monções que atingem a Índia .
Casal é fotografado no deserto do Nevada, Estados Unidos, onde mais de 70 mil pessoas se reúnem para a 30ª edição do festival Burning Man.
Altas ondas causadas pelo tufão Lionrock atingem a costa da cidade de Ishinomaki, Japão .
Mais lidas
Mais de Mundo
Qual visto é necessário para trabalhar nos EUA? Saiba como emitirTalibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do AfeganistãoChina e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhadoMatt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump