Mundo

Vítimas de abuso em escola recebem indenização milionária

O Los Angeles Unified School District havia pago anteriormente 30 milhões de dólares a outras 60 vítimas da escola Miramonte

Miramonte Elementary School em Los Angeles, Califórnia (Afp.com / Krista Kennell)

Miramonte Elementary School em Los Angeles, Califórnia (Afp.com / Krista Kennell)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2014 às 10h03.

Los Angeles - Uma escola de Los Angeles (sudoeste dos Estados Unidos) concordou na sexta-feira em pagar uma indenização de 139 milhões de dólares às vítimas de um professor detido por sua conduta lasciva com os alunos ao longo de 30 anos.

O acordo, para colocar um fim às demandas judiciais, indeniza 81 vítimas de Mark Berndt, que supostamente fotografou alunos com os olhos vendados e baratas no rosto enquanto sustentavam com a boca colheres cheias de sêmen.

"Hoje é feita uma espécie de justiça para estas crianças que por mais de 30 anos foram vítimas de uma instituição que se negou a protegê-las", disse Luis Carrillo, advogado das vítimas.

"Este dinheiro será destinado a pagar terapias que duraram muito tempo, porque o dano emocional seguirá por toda a vida", acrescentou.

O Los Angeles Unified School District havia pago anteriormente 30 milhões de dólares a outras 60 vítimas da escola Miramonte.

Berndt, que foi professor nesta instituição por mais de 30 anos, se declarou inocente de várias acusações, entre elas atos lascivos, e foi condenado em novembro de 2013 a 25 anos de prisão.

A formação de um júri para um julgamento civil havia sido iniciada, o que ficou anulado com o acordo de sexta-feira.

"Nosso objetivo, desde que estas revelações espantosas começaram, foi proteger a comunidade Miramonte da angústia de um julgamento prolongado", disse o oficial das escolas Ramón Cortines.

Acompanhe tudo sobre:abuso-sexualCrimeEstados Unidos (EUA)IndenizaçõesPaíses ricos

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal