Mundo

Vídeo mostra Trump com protagonistas de polêmica sobre Rússia

O vídeo, gravado em 2013 e divulgado pela rede CNN, mostra o presidente conversando com o magnata russo Aras Agalarov, seu filho e o assessor Rob Goldstone

Donald Trump: a troca de e-mails entre Goldstone e o filho mais velho de Trump tem sido apontada como uma peça reveladora nas investigações (REUTERS/Jim Bourg/Reuters)

Donald Trump: a troca de e-mails entre Goldstone e o filho mais velho de Trump tem sido apontada como uma peça reveladora nas investigações (REUTERS/Jim Bourg/Reuters)

A

AFP

Publicado em 13 de julho de 2017 às 09h37.

Última atualização em 13 de julho de 2017 às 09h41.

A rede CNN divulgou nesta quarta-feira um vídeo que mostra o presidente Donald Trump em um jantar há quatro anos com figuras-chave da controvérsia sobre a suposta ingerência da Rússia nas eleições presidenciais americanas de 2016.

O vídeo, de 15 de junho de 2013, mostra o presidente americano em uma animada conversa com o magnata russo Aras Agalarov, seu filho cantor de música pop, Emin, e o assessor de imprensa britânico Rob Goldstone.

A CNN apresentou as imagens como "novos detalhes sobre a tórrida relação" entre Trump e a família Agalarov.

A troca de e-mails - em plena campanha eleitoral - entre Goldstone e o filho mais velho de Trump, Donald Jr., tem sido apontada como uma peça bastante reveladora nas investigações conduzidas pelo Congresso americano e o FBI sobre a campanha do presidente, que teria se aliado à Rússia para vencer as eleições.

Na terça-feira, Trump Jr. revelou e-mails nos quais Goldstone dizia poder obter informação de "muito alto nível e muito sensível" para comprometer a adversária de seu pai, Hillary Clinton. Segundo Goldstone, isso era "parte do apoio da Rússia e seu governo ao senhor Trump".

"Se isso é o que você me diz, eu gostaria", respondeu o filho de 39 anos do presidente, e que administra os negócios imobiliários da família.

Dias mais tarde, Trump Jr. recebeu, na Trump Tower de Nova York, Natalia Veselnitskaya, uma mulher descrita nos e-mails como uma "advogada do governo russo".

Também participaram dessa reunião o empresário Jared Kushner, casado com uma filha de Trump e conselheiro do presidente, e Paul Manafort, que na época era o chefe da campanha do então candidato republicano.

No vídeo da CNN, Trump tece elogios à família Agalarov, descrita por ele como "as pessoas mais poderosas de toda a Rússia".

Com uma fortuna estimada em 2 bilhões de dólares, Aras Agalarov é o presidente do Crocus Group, companhia especializada na construção de imóveis comerciais.

Trump também manifesta seu desejo de que o concurso Miss Universo, que o magnata americano levou para a Rússia neste ano após um negócio concluído com os Agalarovs em 2016, ajude nos laços bilaterais.

"É realmente um grande país. É um país muito poderoso com o qual temos uma relação, mas não diria que uma grande relação, e diria que isso certamente pode ajudar essa relação".

 

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições americanasEstados Unidos (EUA)PolêmicasRússia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado