Mundo

Venezuela poderá ter sistema de financiamento para eleições

Presidente Maduro disse que está trabalhando na criação de um novo sistema de financiamento para campanhas eleitorais


	Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro: presidente acredita que sistema será mais uma das iniciativas do governo para combater a corrupção
 (Juan Barreto/AFP)

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro: presidente acredita que sistema será mais uma das iniciativas do governo para combater a corrupção (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de agosto de 2013 às 22h43.

Bogotá - O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou hoje (16) que está trabalhando na criação de um sistema de financiamento para campanhas eleitorais. O anuncio foi feito durante um encontro com candidatos do Gran Polo Patriótico (GPP) que disputam as eleições municipais previstas para dezembro.

O GPP é formado pela coalizão de partidos e movimentos sociais que apoiam o governo. Segundo Maduro, o “Sistema Público de Financiamento da Atuação Política para as campanhas eleitorais” será mais uma das iniciativas do governo para combater a corrupção no país.

Maduro comentou que a recente campanha presidencial, que o elegeu em abril, foi financiada por meio de um sistema de rifas e diversas atividades organizadas pelo Partido Socialista Unidos da Venezuela (PSUV). “Como financiamos a campanha? Financiamos com o sistema de rifas, com controle estrito, cadernos e declarações de entrada e saída [do caixa]. Estamos reconstruindo o sistema de financiamento popular, transparente legal e prestando contas ao Poder Eleitoral”, disse.

Maduro voltou a falar sobre o combate à corrupção e lavagem de dinheiro. Esta semana o governo anunciou que pretende fazer uma reforma do Estado para combater a corrupção. “Pedi poderes pleno à Assembleia Nacional para resolver o problema, que considero uma emergência legislativa, institucional e popular”, defendeu.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesNicolás MaduroPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos