Veja a lista de melhores passaportes do mundo; saiba a posição do Brasil
Na edição 2023 da lista, o passaporte do Japão, que liderou o ranking por cinco anos, caiu para a terceira posição, com a entrada liberada em 189 destinos
Redação Exame
Publicado em 23 de julho de 2023 às 10h00.
O Henley Passport Index, ranking que estabelece os melhores passaportes do mundo com base na liberdade que os portadores têm de viajar para outros países sem precisar de um visto, atualizou a lista e tem um novo passaporte como o mais poderoso do mundo.
Publicado pela consultoria de imigração Henley & Partners, com sede em Londres, o ranking usa dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo para determinar o acesso de 199 passaportes a 227 destinos de viagem.
- Lojas Marisa (AMAR3): ganho de Ebitda de R$ 40 milhões considera apenas parte de 2023
- Capacidade de geração de energia renovável na China ultrapassa 1,3 bilhão de quilowatts
- Boric rebate críticas de Lula: 'temos que ser claros sobre a guerra'
- BASF e Mingyang montam joint venture para construir e operar parque eólico offshore no sul da China
- Barcelona x Juventus hoje: onde assistir ao vivo o jogo do Amistoso
- Itamar Serpa Fernandes, fundador da Embelleze, morre aos 82 anos
Com isso, é possível listar as nacionalidades com mais facilidade de viagens sem exigência de visto. No entanto, ter o passaporte bem colocado no ranking não significa que um país seja um grande emissor de turistas para o mundo.
Na edição 2023 da lista, o passaporte do Japão, que liderou o ranking por cinco anos, caiu para a terceira posição, com a entrada liberada em 189 destinos. O documento japonês foi superado pelo de Cingapura, cujos cidadãos têm acesso liberado em 192 países.
Itália, Espanha e Alemanha dividem a vice-liderança da lista. As pessoas dos países europeus podem entrar livremente em 190 nações. O passaporte português ficou em quinto, com 187 destinos possíveis sem visto, e dos Estados Unidos, em oitavo, com 184.
O passaporte do Brasil ganhou uma posição e chegou ao 19º lugar, com entrada liberada para 168 países. Entre outros países sul-americanos, o brasileiro fica atrás do chileno (15º, com 174 destinos) e o argentino (18º, com 169).
No ranking, o pior passaporte do mundo é do Afeganistão, que libera o acesso a apenas 27 países sem visto. Para um cidadão iraquiano, são só 29 países. O passaporte sírio franqueia o acesso a apenas 30 países.
Os melhores passaportes do mundo
- 1º - Cingapura - 192 países
- 2º - Alemanha, Itália, Espanha - 190 países
- 3º - Áustria, Finlândia, França, Japão, Luxemburgo, Coreia do Sul, Suécia - 189
- 4º - Dinamarca, Irlanda, Holanda, Reino Unido - 188
- 5º - Bélgica, República Tcheca, Malta, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Suíça - 187
- 6º - Austrália, Hungria, Polônia - 186
- 7º - Canadá, Grécia - 185
- 8º - Lituânia, Estados Unidos - 184
- 9º - Letônia, Eslováquia, Eslovênia
- 10º - Estônia, Islândia - 182
- 19º - Brasil - 168