Vários aviões bombardeiam Trípoli, diz "Al Jazeera"

Não se sabe se o ataque é da Otan ou de outra organização na Líbia

Argel - Vários aviões sobrevoaram nesta quinta-feira Trípoli e realizaram bombardeios na capital da Líbia, onde o líder Muammar Kadafi trava um conflito com os combatentes rebeldes de oposição, anunciou a emissora catariana "Al Jazeera".

A fonte não indicou, no entanto, se os aviões pertencem às forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nem quais foram os alvos dos bombardeios. A emissora se limitou a assinalar que, pouco após o sobrevoo dos aviões, foram ouvidas explosões.

A última vez em que os aviões de combate aliados lançaram bombardeios sobre Trípoli foi em 29 de março, dois dias antes de a Otan assumir o comando das operações militares na Líbia.

Nesse dia, as autoridades de Trípoli acusaram a coalizão de atacar zonas tanto civis como militares na capital.

Na terça-feira passada, responsáveis militares e políticos do Conselho Nacional Transitório (CNT) - comando dos rebeldes líbios - reprovaram a Otan por ter reduzido a intensidade dos bombardeios contra as tropas leais ao líder Muammar Kadafi.

O chefe militar da autoridade insurgente, general Abdel Fattah Younes al Abidi, mencionou a possibilidade de pedir ajuda ao Conselho de Segurança da ONU caso a situação persista.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.