Vandalismo na Inglaterra causa mais três mortes no país
A onda de destruição urbana se espalhou com novos incidentes em Manchester, Salford, Liverpool, Gloucester, Nottingham e Birmingham. A capital Londres teve uma noite tranquila. Veja os vídeos
Polícia investiga três mortes em uma estrada de Birmingham (Jeff J Mitchell/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 10 de agosto de 2011 às 16h29.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h31.
1. Polícia investiga três mortes em uma estrada de Birminghamzoom_out_map
1/7(Jeff J Mitchell/Getty Images)
São Paulo - Em seu quarto dia, a onda de violência na Inglaterra foi combatida por 16 mil soldados nas ruas. Em Londres, a capital do país, o vandalismo cedeu, mas novos incidentes foram registrados em seis cidades ontem. Manchester, Birmingham, Salford, Liverpool, Gloucester e Nottingham sofreram novos saques e incêndios. Em Birmingham foram registradas mais três mortes em um acidente de estrada. Na segunda-feira (8), um homem levou um tiro em Londres e morreu no dia seguinte, durante a onda de vandalismo no país. Tudo começou na quinta-feira passada, quando a polícia matou um jovem negro, Mark Duggan, em Londres. As alegações iniciais foram de que ele havia atirado contra policiais. Investigações preliminares independentes apontam que ele estava armado, mas não atirou. As depredações começaram no bairro em que ele morava, diante da revolta da família pela falta de explicações oficiais. Depois, o vandalismo ganhou moto próprio e se espalhou de forma caótica, atingindo principalmente os bairros mais pobres, com população negra significativa, em Londres. Fora da capital, em cidades como Manchester, gangues de jovens brancos continuaram com o vandalismo. Cerca de 768 detenções foram feitas pela Scotland Yard desde o começo dos atos de destruição, no último sábado (7). O premiê britânico David Cameron elogiou a reação da polícia e autorizou o uso de jatos d'água contra os jovens vândalos. Confira vídeos amadores e reportagens feitas sobre as depredações.
2. Gangues de mascarados atacam lojas de televisores em Birminghamzoom_out_map
2/7
Na noite de ontem (9), um cinegrafista amador registrou roubo de televisões de plasma de lojas em Birmingham. Agindo como gangues de ruas, jovens mascarados estouraram vidraças e correram de autoridades nas ruas da cidade inglesa. Segundo o autor do vídeo, uma das lojas de Birmingham que foi roubada se chama Richer Sounds. Com a movimentação dos jovens vândalos, o trânsito na cidade sofreu com algumas lentidões.
3. Rede de televisão ITN entrevistou pai de menino morto na onda de vandalismozoom_out_map
3/7
A inglesa Independent Television News (ITN) entrevistou o pai de um homem morto no acidente de carro fatal que matou três pessoas em Birmingham. Muçulmano, ele disse que o que aconteceu foi o destino de seu filho e que ele "não culpa o governo, a polícia ou ninguém", mas que "agora ele se foi". Segundo o entrevistado, o jovem de 21 anos morreu tentando proteger sua comunidade dos vândalos na cidade.
4. Vídeo flagra momento em que a polícia agride jovens em Manchesterzoom_out_map
4/7
Vídeo amador em qualidade razoável mostra confronto da polícia inglesa em Manchester. De forma rápida, a tropa de choque agride jovens que andam de bicicleta na cidade. Um helicóptero deu suporte para a operação, segundo o cinegrafista amador.
5. Reportagem do Russia Today mostra jovens fazendo furtos em Manchesterzoom_out_map
5/7
Vídeo da emissora Russia Today mostra como jovens fizeram roubos em grupo. A tropa de choque da polícia em Manchester só chegou em loja roubada horas depois. Furtos foram feitos no horário da manhã, mas no momento em que os estabelecimentos estavam fechados.
6. Vídeo do Russia Today mostra carros sendo incendiados em Birminghamzoom_out_map
6/7
Carros foram queimados em Birmingham no período da tarde e na noite de ontem. Incidentes foram registrados pela emissora Russia Today. A polícia não conseguiu chegar a tempo de impedir os atos de vandalismo no local.
7. Vídeo amador registra casa pegando fogo em Nottinghamzoom_out_map
7/7
Homem filma incêndio em casa na cidade de Nottingham, reclamando da demora da chegada das autoridades no local. Ele acha que é uma "loucura" o que está acontecendo com a onda de vandalismo no país. Vídeo também mostra a tentativa dos bombeiros em conter as chamas. Incidente ocorreu na madrugada de hoje (10).
José Raúl Mulino usou seu perfil no X (ex-Twitter) para responder Donald Trump, que no último sábado disse que o as taxas cobradas são uma "trapaça" contra os EUA
Presidente argentino assumiu a presidência semestral do bloco no começo de dezembro e afirmou que ele "não funcionou como uma ferramenta para promover o comércio"