Mundo

Usina Santo Antônio começa a operar com nove turbinas

O empreendimento já opera plenamente as oito turbinas da Casa de Força 1 e, com a entrada da nona turbina, a usina já tem uma potência aproximada de 644 megawatts


	Obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia: a operação comercial de Santo Antônio começou em março deste ano, com nove meses de antecedência
 (ABr/Wikimedia Commons)

Obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia: a operação comercial de Santo Antônio começou em março deste ano, com nove meses de antecedência (ABr/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de dezembro de 2012 às 16h43.

Brasília - A Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira, estado de Rondônia, recebeu hoje (28) a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para começar a operar a sua nona unidade geradora. Com isso, foi iniciada a operação comercial da Casa de Força 2, localizada na margem esquerda do rio.

O empreendimento já opera plenamente as oito turbinas da Casa de Força 1 e, com a entrada da nona turbina, a usina já tem uma potência aproximada de 644 megawatts (MW), energia suficiente para abastecer cerca de 3 milhões de residências, de acordo com a concessionária Santo Antônio Energia, responsável pela construção e operação da usina.

Em 2013, outras 18 turbinas deverão entrar em operação comercial, totalizando 27 unidades geradoras em funcionamento, de um total de 44 que estarão ativas ao final da obra. Em novembro de 2015, quando estiver em pleno funcionamento, a usina terá uma potência instalada de 3,15 mil MW, suficiente para atender a demanda de energia de mais de 40 milhões de pessoas em todo o país.

A operação comercial de Santo Antônio começou em março deste ano, com nove meses de antecedência em relação ao cronograma inicial. A Usina Hidrelétrica Jirau, também no Rio Madeira, deve começar a operar no primeiro trimestre de 2013.

Acompanhe tudo sobre:Energia elétricaServiçosEnergiaHidrelétricasAneel

Mais de Mundo

Gestão Milei anuncia conta no X para contestar coberturas da mídia

Venezuela dá primeiro passo para aprovação de lei de anistia

Novo México aprova lei para proibir centros de detenção de imigrantes

Trump declara apoio a Orbán antes das eleições na Hungria