Uruguai: Senado aprova casamento gay

O texto aprovado no Senado, impulsionado pelo presidente José Mujica, deve voltar agora para a Câmara dos Deputados para sua aprovação definitiva

	Casamento gay: iniciativa passou no Senado com 23 votos a favor e oito contra. Dezessete senadores governista e seis de oposição endossaram o projeto de lei.
 (David Silverman/Getty Images)
Casamento gay: iniciativa passou no Senado com 23 votos a favor e oito contra. Dezessete senadores governista e seis de oposição endossaram o projeto de lei. (David Silverman/Getty Images)
D
Da RedaçãoPublicado em 02/04/2013 às 19:16.

São Paulo - O Senado do Uruguai aprovou hoje, por ampla margem, o projeto de lei que permite a união civil entre pessoas do mesmo sexo no país. O texto aprovado no Senado, impulsionado pelo presidente José Mujica, deve voltar agora para a Câmara dos Deputados para sua aprovação definitiva.

A iniciativa passou no Senado com 23 votos a favor e oito contra. Dezessete senadores governista e seis de oposição endossaram o projeto de lei.

A Câmara dos Deputados do Uruguai, onde o governo também conta com maioria, já havia aprovado a união civil entre pessoas do mesmo sexo em dezembro do ano passado, mas terá de votar novamente a medida porque sofreu alterações no Senado.

Se o trâmite for concluído com êxito, o Uruguai se transformará no terceiro país do continente americano a permitir a união civil entre pessoas do mesmo sexo em todo o seu território. Atualmente, Argentina e Canadá já permitem o matrimônio homossexual. As informações são da Associated Press.