Mundo

Uruguai joga por sobrevivência contra a Nigéria

Para continuar na Copa das Confederações, celeste precisará de uma vitória diante da seleção africana, que quer classificação antecipada


	Diego Fórlan, jogador de futebol do Uruguai: "temos que sair para o jogo, sermos protagonistas e irmos em busca dos três pontos", afirma
 (Getty Images)

Diego Fórlan, jogador de futebol do Uruguai: "temos que sair para o jogo, sermos protagonistas e irmos em busca dos três pontos", afirma (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2013 às 14h51.

Salvador - Derrotado pela Espanha na estreia, no último domingo, o Uruguai já entra na segunda rodada da Copa das Confederações pressionado e precisará de uma vitória nesta quinta-feira diante da Nigéria, que poderá garantir a classificação antecipada caso saia de campo na Arena Fonte Nova com os três pontos.

O atual campeão africano pulou na frente no grupo B ao golear o Taiti por 6 a 1 na última segunda-feira, superando a "Fúria", que bateu os uruguaios por 2 a 1, no saldo de gols. Assim, se vencerem e se os espanhóis cumprirem o favoritismo contra o saco de pancadas da chave, os nigerianos já se garantirão nas semifinais.

Com apenas 22% de posse de bola, a "Celeste" não conseguiu fazer frente à campeã mundial e bicampeã europeia. Por isso, mesmo com o placar apertado, o técnico Oscar Tabárez deverá realizar mudanças na equipe.

O treinador não deu pistas sobre a escalação, mas um dos integrantes mais importantes do elenco deu a entender que o time será mais ofensivo.

"Temos que sair para o jogo, sermos protagonistas e irmos em busca dos três pontos", declarou à Agência Efe o atacante Diego Forlán, que entrou no segundo tempo diante dos espanhóis.

"Será fundamental não sofrermos gols e aproveitar as chances de gol que a equipe geralmente cria para Suárez e Cavani, que estão em grande fase", acrescentou o jogador do Internacional.


A necessidade de vencer pode abrir uma vaga no time para o próprio Forlán. Gaston Ramírez não agradou na armação das jogadas e deverá sair do time para a entrada do atacante colorado ou do meia Nicolás Lodeiro, do Botafogo.

Envelhecida após o quarto lugar na Copa do Mundo de 2010 e o título da Copa América, a "Celeste" tem uma preocupação extra. As equipes africanas em geral e esta seleção da Nigéria em particular têm atletas de grande resistência física.

A vencedora da Copa Africana de Nações deste ano teve dificuldades nas últimas semanas e sua participação na Copa das Confederações chegou a estar em xeque. Porém, os problemas ficaram para trás, ou ao menos em segundo plano, após a goleada da última segunda, em Belo Horizonte.

Prováveis escalações:.

Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godín e Cáceres; Pérez, Gargano, Rodríguez e Lodeiro (Forlán); Suárez e Cavani. Técnico: Oscar Tabárez.

Nigéria: Enyeama; Ambrose, Omeruo, Oboabona e Echiejile; Ogude, Mikel, Mba e Ujah; Oduamadi e Musa. Técnico: Stephen Keshi.

Estádio: Arena Fonte Nova, em Salvador.

Árbitro: Bjorn Kuipers (Holanda), auxiliado por seus compatriotas Sander van Roekel e Edwin Zeinstra.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaAmérica LatinaCopa das ConfederaçõesEsportesFutebolNigériaUruguai

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países