Mundo

UE lucrará 351,5 mi de euros com final da Liga dos Campeões

Segundo estudo da Mastercard, partida entre o Bayern de Munique e a Internazionale de Milão deve render 50 mi só a Madri, palco da final

Estádio Santiago Bernabeu: casa do Real Madrid abrigará a final da Liga dos Campeões da Europa (.)

Estádio Santiago Bernabeu: casa do Real Madrid abrigará a final da Liga dos Campeões da Europa (.)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2010 às 11h34.

Madri - A final da Liga dos Campeões, que será disputada neste sábado entre Bayern de Munique e Inter de Milão, proporcionará um lucro de 351,5 milhões de euros para a economia da União Europeia (UE), frente aos 313 milhões do ano passado, segundo um estudo elaborado pela empresa MasterCard.

De acordo com o relatório, Madri, que é a sede da final, obterá um lucro de 50 milhões de euros, 5 milhões a mais que os obtidos por Roma no ano passado, quando a capital italiana sediou a decisão do torneio.

Este montante, diz o estudo, inclui um aumento a curto prazo dos gastos dentro do estádio Santiago Bernabéu e em toda a cidade - bares, lojas, hotéis, atrações turísticas e locais de apostas.

Mas, além disso, "será complementado com o legado econômico que recairá sobre Madri, incluindo um aumento do turismo e maiores oportunidades para receber no futuro eventos esportivos de grande porte".

Segundo Simon Chadwick, professor que elaborou o estudo, este maior impacto econômico se justifica também pelo fato de que a final será disputada em um sábado. Assim, torcedores de ambas as equipes poderão aproveitar o fim de semana, viajar "mais facilmente e inclusive passar mais dias na capital espanhola".

Esta é a primeira vez que a final da Liga dos Campeões acontece em um sábado. Antes, era habitualmente realizada no meio da semana útil.

"A final da Liga tem um grande impacto econômico local, regional, nacional e internacional. Tem um efeito multiplicador em toda a Europa", ressaltou Chadwick.

Dessa forma, os lucros previstos para o conjunto da economia da União Europeia serão de 94 milhões de euros.

Acompanhe tudo sobre:EsportesEuropaFutebolLucroUnião Europeia

Mais de Mundo

Drone ucraniano atinge prédio de 37 andares na Rússia; veja vídeo

Sobe para cinco o número de mortos em ataque a Mercado de Natal na Alemanha

Volkswagen fecha acordo com sindicatos para cortar 35 mil postos de trabalho na Alemanha

Pandemia traz lições de como lidar com tarifas de Trump, diz professor de inovação no IMD