Mundo

UE irá adiantar cúpula com China para mandar mensagem a Trump

A China e a UE realizam uma cúpula todos os anos, normalmente em julho, e a data de 2017 ainda está para ser decidida formalmente

China e UE: "Com uma cúpula antecipada, a China quer mandar aos EUA a mensagem de que tem amigos na Europa" (Getty Images)

China e UE: "Com uma cúpula antecipada, a China quer mandar aos EUA a mensagem de que tem amigos na Europa" (Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 15 de fevereiro de 2017 às 17h39.

Bruxelas - A União Europeia está preparando uma cúpula com a China para abril ou maio em Bruxelas para promover o livre comércio e a cooperação internacional para fazer frente a um governo norte-americano mais protecionista e isolacionista, disseram três autoridades do bloco.

A China e a UE realizam uma cúpula todos os anos, normalmente em julho, e a data de 2017 ainda está para ser decidida formalmente.

Uma das autoridades disse que Pequim solicitou que a reunião aconteça o mais cedo possível, mas o Ministério das Relações Exteriores chinês não quis comentar.

A UE acredita que a China quer usar o encontro para enfatizar a defesa vigorosa do comércio aberto e dos laços globais feita por seu presidente, Xi Jinping, no Fórum Econômico Mundial de Davos em janeiro em reação ao novo presidente dos EUA, Donald Trump.

"Com uma cúpula antecipada, a China quer mandar aos EUA a mensagem de que tem amigos na Europa", disse uma das autoridades, que ajuda a formular políticas para a UE.

O bloco, por outro lado, quer solicitar o apoio explícito de Pequim a instâncias internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU), que Trump repreendeu e a Rússia contornou ao negociar um cessar-fogo na Síria por meio de conversas diretas com o Irã e a Turquia.

"Com a iniciativa de alguns países de minar ou enfraquecer instituições internacionais, gostaríamos de ver a China apoiando e acreditando nas Nações Unidas, na Organização Mundial do Comércio", disse uma segunda autoridade da UE.

Acompanhe tudo sobre:ChinaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)União Europeia

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países