Mundo

UE diz que AstraZeneca não pode exportar vacinas até que cumpra contratos

A afirmação foi feita pela chefe da Comissão da UE, Ursula von der Leyen, após uma reunião dos líderes do bloco de 27 países

UE: em relação às campanhas de vacinação, Von der Leyen destacou que “claramente estaríamos muito melhor se todas as empresas farmacêuticas cumprissem os contratos” (Henry Nicholls/File Photo/Reuters)

UE: em relação às campanhas de vacinação, Von der Leyen destacou que “claramente estaríamos muito melhor se todas as empresas farmacêuticas cumprissem os contratos” (Henry Nicholls/File Photo/Reuters)

A

AFP

Publicado em 25 de março de 2021 às 21h18.

Última atualização em 25 de março de 2021 às 21h46.

A AstraZeneca não pode mais exportar vacinas contra covid-19 da Europa até que cumpra seus contratos com a União Europeia, disse nesta quinta-feira a chefe da Comissão da UE, Ursula von der Leyen, após uma reunião dos líderes do bloco de 27 países.

"Precisamos e queremos explicar aos nossos cidadãos europeus que eles estão recebendo o que lhes corresponde", afirmou ela em entrevista coletiva na noite de quinta-feira, acrescentando que as empresas devem honrar seus contratos com a UE antes de exportar para outras regiões. "E este é, obviamente, o caso da AstraZeneca", disse.

"Acredito que está claro para a empresa que, em primeiro lugar, ela tem de honrar o contrato que tem com os Estados-membros europeus, antes que possa se dedicar novamente à exportação de vacinas."

O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que apoia um controle mais rígido das exportações de vacinas de empresas farmacêuticas que não cumprem seus compromissos contratuais com a União Europeia.

Em relação às campanhas de vacinação, Von der Leyen destacou que “claramente estaríamos muito melhor se todas as empresas farmacêuticas cumprissem os contratos”.

A UE reforçou drasticamente o mecanismo nesta semana, adotado em janeiro, para controlar as exportações de vacinas anticovid produzidas em território europeu e enviadas para países fora do bloco.

As campanhas de vacinação na UE avançam em ritmo nitidamente lento e a Comissão Europeia quer controlar rigidamente a exportação para garantir o fornecimento de doses aos cidadãos do bloco.

Os dirigentes dos 27 países da UE realizaram nesta quinta-feira uma cúpula por videoconferência na qual debateram possíveis soluções para a situação, num momento em que o continente é atingido por uma terceira onda da pandemia.

Acompanhe tudo sobre:AstraZenecaCoronavírusEuropaPandemiaUnião Europeiavacina contra coronavírus

Mais de Mundo

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei