Ucrânia diz que exército matou 60 separatistas em 24 horas

Segundo a ONU, mais de 5.300 pessoas morreram no leste da Ucrânia desde o início do conflito armado em meados de abril do ano passado

Kiev - As forças de Kiev mataram 60 milicianos pró-Rússia nas últimas 24 horas no leste da Ucrânia, enquanto as baixas em suas próprias fileiras aumentaram para dois militares, segundo as autoridades do país informaram nesta sexta-feira.

"Segundo dados atualizados de inteligência, os soldados da operação militar mataram 60 terroristas e destruíram quatro tanques", disse em um comparecimento diante da imprensa o porta-voz das forças de Kiev, Anatoli Stelmaj.

O porta-voz do comando militar ucraniano, Andrei Lisenko, disse que soldados morreram e 25 foram feridos em combate durante o mesmo período.

Lisenko reconheceu que a intensidade das hostilidades se reduziu nas últimas horas nos arredores da cidade de Debaltsevo, onde foi declarada uma trégua até às 18h (14h de Brasília) de hoje para retirar a população civil da área onde estão ocorrendo duros combates há duas semanas.

O porta-voz do comando militar de Kiev informou que a situação é tensa perto da cidade de Lugansk, capital da região homônima, e na zona de Mariupol (região de Donetsk), no mar de Azov, que permanece leal às autoridades ucranianas.

Lisenko também denunciou provocações contra a população civil por parte das milícias separatistas na cidade de Avdeyevka, próxima ao aeroporto de Donetsk, que foi tomado em meados de janeiro pelos rebeldes.

Segundo a ONU, mais de 5.300 pessoas morreram no leste da Ucrânia desde o início do conflito armado em meados de abril do ano passado.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.