Ucrânia anuncia acordo com a Rússia para retirada de civis de Mariupol
"Conseguimos chegar a um acordo preliminar sobre um corredor humanitário para mulheres, crianças e idosos", afirmou a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk
AFP
Publicado em 20 de abril de 2022 às 07h20.
Última atualização em 20 de abril de 2022 às 08h50.
Ucrânia e Rússia anunciaram a abertura de um corredor humanitário nesta quarta-feira, 20, para a retirada de civis de Mariupol, a cidade portuária do sul do território ucraniano cercada há semanas pelas tropas russas.
"Conseguimos chegar a um acordo preliminar sobre um corredor humanitário para mulheres, crianças e idosos", afirmou a vice-primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk. O corredor vai até a cidade ucraniana de Zaporizhzhya (sul). "Levando em consideração a situação catastrófica em Mariupol, hoje concentramos nossos esforços nesta direção", acrescentou.
LEIA TAMBÉM:
- Putin obriga empresas russas a saírem de Bolsas de Valores do exterior
- Rússia anuncia dezenas de ataques no leste da Ucrânia
Desde sábado nenhum corredor humanitário estava em operação na Ucrânia, devido à falta de acordo com Moscou, que intensificou os ataques na região leste da Ucrânia nos últimos dias.
Quase 300.000 ucranianos deixaram suas cidades através destes dispositivos desde o início da guerra em 24 de fevereiro, de acordo com o ministério ucraniano da Reintegração.
"Desde o início da guerra, o governo ucraniano propôs mais de 340 corredores humanitários. Os ocupantes (russos) aceitaram quase 300 e, de fato, 176 funcionaram", afirmou o ministério, que acusa a Rússia de ter violado o cessar-fogo ou bloqueado os ônibus de retirada em várias ocasiões, o que Moscou nega.