Mundo

Turquia propõe cooperação com a Rússia em luta contra EI

Moscou se comprometeu a ressuscitar a relação depois que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, lamentou a derrubada da aeronave russa na semana passada


	Turquia: "Por que não cooperar também com a Rússia nestes termos? O Daesh é nosso inimigo em comum, e precisamos combater este inimigo"
 (Osman Orsal / Reuters)

Turquia: "Por que não cooperar também com a Rússia nestes termos? O Daesh é nosso inimigo em comum, e precisamos combater este inimigo" (Osman Orsal / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2016 às 08h21.

Ancara/Moscou- A Turquia propôs cooperar com Moscou para combater o Estado Islâmico na Síria, dando a entender que pode disponibilizar sua Base Aérea de Incirlik para a Rússia, comentários que enfatizam uma retomada dos laços afetados no ano passado, quando a Turquia abateu um avião de guerra russo.

Moscou se comprometeu a ressuscitar a relação depois que o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, lamentou a derrubada da aeronave na semana passada, na qual o piloto morreu, perto da fronteira síria.

A Rússia havia rompido virtualmente todos os laços econômicos e proibido turistas de visitarem estâncias turcas.

"Iremos cooperar com todos contra o Daesh (acrônimo árabe para o Estado Islâmico). Estamos fazendo isso já há algum tempo, e abrimos a Base Aérea de Incirlik para aqueles que quiserem se unir à luta ativa contra o Daesh", disse o ministro turco das Relações Exteriores, Mevlut Cavusoglu, em entrevista à rede de televisão estatal TRT Haber no domingo.

"Por que não cooperar também com a Rússia nestes termos? O Daesh é nosso inimigo em comum, e precisamos combater este inimigo."

O Kremlin descreveu a indicação de que a Turquia poderia abrir a base de Incirlik como uma "declaração séria", embora tenha dito que ainda não fez nenhum contato com Ancara a respeito do assunto.

Embora tanto Turquia quanto Rússia reconheçam a ameaça do Estado Islâmico, os dois países estão em lados opostos do conflito na Síria, o que provoca dúvidas sobre a viabilidade do uso russo de Incirlik. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstado IslâmicoEuropaRússiaTurquia

Mais de Mundo

Chanceleres de Brasil e Colômbia evitam mencionar Venezuela em final de reunião

Fabricante dinamarquesa de vacinas dispara 17% após declaração da OMS sobre Mpox

China reforça controles nas fronteiras devido a disseminação da mpox

Maduro rejeita comentários sobre novas eleições na Venezuela, propostas pelo Brasil

Mais na Exame