Mundo

Turquia fecha fronteira com a Síria

Medida não terá consequência sobre o fluxo de refugiados sírios que fogem do conflito armado em seu país

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2012 às 08h56.

Antioquia - A Turquia fechará nesta quarta-feira todas suas passagens fronteiriças com a Síria perante a deterioração da segurança, mas a medida não terá consequência no fluxo de refugiados sírios que fogem do conflito armado em seu país.

O fechamento da fronteira, anunciado pelo ministro do Comércio e Alfândegas, Hayati Yazici, afetará as 13 passagens oficiais existentes nos 900 quilômetros da fronteira entre as duas nações, e acontece após os últimos combates entre rebeldes e soldados sírios, que acabaram destruindo vários caminhões turcos.

A decisão afetará o trânsito rotineiro, especialmente o comercial, mas não o dos refugiados sírios, que entram e saem do país através de rotas clandestinas.

Grande parte das passagens fronteiriças já está sob o domínio das forças rebeldes, do Exército Sírio Livre, composto por desertores, ou de milícias curdas.

De fato, segundo publica hoje o diário "Hürriyet", apenas três passagens seguiam abertas na prática ao trânsito comum, e outras duas, que também serão fechadas agora, só permitiam o cruzamento de pedestres.

O fechamento das passagens fronteiriças não equivale a uma proibição de viajar à Síria, já que os cidadãos e caminhões turcos poderão continuar entrando no país árabe através de terceiros países.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaSíriaTurquiaseguranca-digital

Mais de Mundo

EUA usaram IA em operação que capturou Nicolás Maduro, diz jornal

Em Munique, Rubio afirma que EUA querem 'uma Europa mais forte'

Principal opositor de Putin foi morto por veneno raro encontrado em rã, dizem europeus

Parentes de presos políticos começam greve de fome na Venezuela