Mundo

Turquia bloqueia acesso à enciclopédia virtual Wikipedia

O bloqueio é efetivo desde a manhã deste sábado e afeta o acesso ao site Wikipedia em todos os idiomas em que está disponível

 (Carry Bass/Flickr/Flickr)

(Carry Bass/Flickr/Flickr)

E

EFE

Publicado em 29 de abril de 2017 às 10h08.

Ancara (EFE) - As autoridades da Turquia bloquearam neste sábado o acesso à enciclopédia virtual Wikipedia em todos os seus idiomas alegando "considerações legais", mas sem esclarecer os motivos que levaram a esta medida.

"Após uma análise técnica e as considerações legais baseadas na lei 5651 (que regulamenta os conteúdos e a criminalidade na internet), foi tomada uma medida administrativa para o site wikipedia.org", anunciou em um comunicado a Autoridade de Informação e Comunicação da Turquia (BTK, sigla em curdo).

De acordo com a lei, a BTK deve solicitar a um tribunal que confirme a proibição de acesso até 24 horas depois de aplicar a medida.

O bloqueio é efetivo desde a manhã deste sábado e afeta o acesso ao site Wikipedia em todos os idiomas em que está disponível.

"A perda de acesso corresponde aos filtros de internet utilizados para censurar o conteúdo no país", assegurou em uma nota o Turkey Blocks, um grupo que se dedica a monitorar as restrições ao uso da internet na Turquia.

Vários jornais afirmaram que o governo turco pediu que a enciclopédia virtual retirasse artigos que considerava que faziam apologia ao terrorismo, mas a Wikipedia se negou a fazê-lo.

A Turquia já bloqueou no passado o acesso a redes sociais como Twitter e Youtube.

Acompanhe tudo sobre:TurquiaWikipedia

Mais de Mundo

Putin diz que Coreia do Norte 'apoia firmemente' sua operação na Ucrânia

Joe Biden simplifica regularização de ao menos 500 mil migrantes

Quem é Jordan Bardella, o líder da extrema-direita que desafia Macron?

Corrida nuclear: EUA concentram 80% dos gastos, e China tem arsenal 'pronto para uso' pela 1ª vez

Mais na Exame