Mundo

Justiça militar condena Ben Ali a cinco anos de prisão

O ex-presidente tunisiano foi condenado por tortura contra oficiais do Exército acusados de tentativa de golpe de Estado contra seu regime

Ben Ali já foi condenado a 66 anos de prisão e ao lado da mulher, Leila Trabelsi, é alvo de uma ordem de captura internacional
 (Fethi Belaid/AFP)

Ben Ali já foi condenado a 66 anos de prisão e ao lado da mulher, Leila Trabelsi, é alvo de uma ordem de captura internacional (Fethi Belaid/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de dezembro de 2011 às 10h05.

Túnis - O ex-presidente tunisiano Zine El Abidine Ben Ali foi condenado à revelia a cinco anos de prisão por um tribunal militar da Tunísia, informou nesta quarta-feira uma fonte judicial.

Em seu primeiro julgamento no Tribunal Militar Permanente de primeira instância de Túnis, Ben Ali foi condenado por tortura contra oficiais do Exército acusados de tentativa de golpe de Estado contra seu regime no movimento conhecido como "Baraket Essahel", em 1991.

No total, 17 oficiais foram acusados na época de manter reuniões secretas em Baraket Essahel, na região de Hamamet (50 km de Túnis), para preparar um suposto golpe de Estado contra o regime de Ben Ali.

O ex-presidente será julgado ainda por homicídio doloso, complô contra a segurança do Estado e tráfico de drogas, entre outras acusações.

Ben Ali já foi condenado a 66 anos de prisão e ao lado da mulher, Leila Trabelsi, é alvo de uma ordem de captura internacional.

O casal está refugiado na Arábia Saudita.

Acompanhe tudo sobre:JustiçaPrisõesTunísia

Mais de Mundo

Surto de mpox na África preocupa OMS

Papa pede 'busca pela verdade' na Venezuela em meio ao aumento da pressão internacional

Protestos contra o governo em Bangladesh deixam mais de 70 mortos e 300 feridos

Ucrânia recebe primeiros caças F-16 para enfrentar a Rússia

Mais na Exame