Mundo

Tunísia define data para eleições

O parlamento da Tunísia confirmou as datas para a realização das eleições legislativas e o primeiro turno das presidenciais


	Tunísia: comissão eleitoral espera chegar aos 8 milhões de eleitores
 (ANIS MILI/Divulgação)

Tunísia: comissão eleitoral espera chegar aos 8 milhões de eleitores (ANIS MILI/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2014 às 14h32.

Túnis - O parlamento da <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/tunisia">Tunísia</a></strong> confirmou nesta quarta-feira as datas para a realização das <strong><a href="https://exame.com.br/topicos/eleicoes">eleições</a></strong> legislativas e o primeiro turno das presidenciais, previsto para ocorrer nos dias 23 de outubro e 23 de novembro, respectivamente.</p>

Um total de 125 deputados se mostrou a favor das datas propostas no último dia 16 pela Instância Superior Independente para as Eleições (ISIE), enquanto 13 rejeitaram e 17 parlamentares preferiram se abster.

Segundo uma nova lei aprovada pelo parlamento, as votações no exterior começarão dois dias antes que em Túnis e se prolongarão durante três dias.

Além disso, caso nenhum dos candidatos à chefia do Estado alcance os votos necessários para se impor no primeiro turno, os dois aspirantes com mais apoios participarão de uma segunda jornada, que, apesar de não ter uma data confirmada, será realizada antes do 31 de dezembro.

O presidente da ISIE, Chafik Sarsar, tinha pedido aos deputados que o projeto de lei que fixa as datas das próximas eleições fosse "adotado o mais rápido possível".

A nova Constituição tunisiana, aprovada no início deste ano, estipula que as próximas eleições legislativas e presidenciais deveriam ser realizadas antes do fim de 2014.

Após semanas de bloqueio devido à falta de consenso sobre a conveniência de escolher primeiro o parlamento ou o presidente, os partidos políticos concordaram em realizar primeiro as legislativas e, posteriormente, as presidenciais.

Com uma cerimônia no centro da capital, a ISIE lançou há dois dias uma campanha para a inscrição dos cidadãos tunisianos com idade de voto.

As eleições de 2011 contaram com respaldo 4 milhões de tunisianos, mas, desta vez, a comissão eleitoral espera chegar aos 8 milhões.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesPolíticaTunísia

Mais de Mundo

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA

À espera de Trump, um G20 dividido busca o diálogo no Rio de Janeiro

Milei chama vitória de Trump de 'maior retorno' da história