Mundo

"Neste país falamos inglês, não espanhol", afirma Trump

"Para ser assimilado, é preciso falar inglês e temos que assimilá-los (os imigrantes). Aqui falamos inglês, não espanhol", disse durante o debate pré-canditatos


	Donald Trump, no debate de pré-candidatos: "Para ser assimilado, é preciso falar inglês e temos que assimilá-los (os imigrantes). Aqui falamos inglês, não espanhol"
 (Brendan McDermid/Reuters)

Donald Trump, no debate de pré-candidatos: "Para ser assimilado, é preciso falar inglês e temos que assimilá-los (os imigrantes). Aqui falamos inglês, não espanhol" (Brendan McDermid/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2015 às 06h54.

Simi Valley - O magnata imobiliário Donald Trump garantiu nesta quarta-feira durante o debate de pré-candidatos do Partido Republicano para as eleições presidenciais de 2016 que os Estados Unidos são um país em que o idioma falado é o "inglês, não espanhol".

Assim, Trump insistiu na crítica que fez no último dia 2 ao ex-governador da Flórida Jeb Bush, um de seus principais adversários para a indicação, já que o mesmo fez alguns discursos em língua espanhola, da qual é fluente, durante a campanha.

"Temos um país em que, para ser assimilado, é preciso falar inglês e temos que assimilá-los (os imigrantes). Este é um país no qual falamos inglês, não espanhol", disse Trump.

Jeb Bush, por sua vez, defendeu seu uso do idioma espanhol em campanha e garantiu que "se uma criança" lhe fizer uma pergunta em castelhano, ele será "respeitoso com ela" e responderá nesse mesmo idioma.

"Bom, estou falando inglês aqui esta noite", rebateu Bush a Trump.

O ex-governador da Flórida é casado com uma mexicana, fala espanhol perfeitamente e o utiliza de forma habitual em discursos para o público latino ou quando é perguntado nesse idioma.

Pouco depois foi a vez do pronunciamento do senador pela Flórida Marco Rubio, que tem ascendência cubana e também opinou sobre a questão da língua, aproveitando o tema para contar a história de seu avô, que emigrou de Cuba para os EUA e teve que aprender inglês.

"Estou de acordo que o inglês é o idioma unificador deste país e que todo mundo deveria falá-lo", assegurou Rubio. No entanto, o senador explicou que, quando é solicitado, concede entrevistas em espanhol para os meios de comunicação. 

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEleiçõesEmpresáriosEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Autoridades evacuam parte do aeroporto de Gatwick, em Londres, por incidente de segurança

Japão aprova plano massivo para impulsionar sua economia

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano

Musk e Bezos discutem no X por causa de Trump