Mundo

Trump está "muito orgulhoso" de ter abandonado o Acordo de Paris

Durante um discurso sobre o desenvolvimento do setor energético no país, o presidente disse que a medida protege os trabalhadores e as companhias americanas

Donald Trump: "Muitas pessoas me dizem: 'Obrigada, você salvou a soberania do nosso país" (Lucas Jackson/Reuters/Reuters)

Donald Trump: "Muitas pessoas me dizem: 'Obrigada, você salvou a soberania do nosso país" (Lucas Jackson/Reuters/Reuters)

A

AFP

Publicado em 29 de junho de 2017 às 20h02.

O presidente americano, Donald Trump, defendeu veementemente nesta quinta-feira a saída dos Estados Unidos do acordo de Paris sobre o clima, assinado por quase todos os países do mundo, e disse que está "muito orgulhoso" desta decisão.

"A fim de proteger os trabalhadores e as companhias americanas, retiramos os Estados Unidos do desequilibrado Acordo de Paris", disse em um discurso sobre o desenvolvimento do setor energético no país.

"Estamos muito orgulhosos disso", acrescentou. "Muitas pessoas me dizem: 'Obrigada, você salvou a soberania do nosso país".

"Talvez voltaremos algum dia, mas em condições mais favoráveis", acrescentou, dando as boas-vindas ao fim da guerra ao carvão.

O meio ambiente foi um dos principais pontos de disputa entre Trump e seus aliados ocidentais. A cúpula do G20, que acontecerá na próxima semana na Alemanha, pode ser especialmente turbulenta nesse aspecto.

A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta quinta-feira que a Europa está "mais determinada do que nunca" a lutar contra as mudanças climáticas e deixou claro que o Acordo de Paris "não é negociável".

O acordo, assinado no final de 2015 e que teve o então presidente americano, Barack Obama, como um dos principais arquitetos, busca conter o aumento da temperatura em nível global.

No acordo, os Estados Unidos - o segundo maior poluidor do mundo, depois da China - se comprometeram a reduzir as emissões de gases de efeito estufa entre 26% e 28% até 2025, em comparação com os níveis de 2005.

Acompanhe tudo sobre:acordo-de-parisDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Meio ambiente

Mais de Mundo

Irã inicia buscas por helicóptero do presidente Raisi após 'acidente'

Beyond Expo, em Macau, reúne 30 mil pessoas em feira tech que conecta a China ao mundo

Helicóptero com o presidente do Irã faz 'pouso forçado', diz TV estatal

'Todo mundo com Edmundo!': oposição esquenta campanha presidencial na Venezuela

Mais na Exame