Mundo

Enchentes assolam Uruguai e deixam mais de 3 mil pessoas desabrigadas

A vazão do rio Uruguai, que nasce na Serra Geral no Brasil, aumentou devido às fortes chuvas dos últimos dias no Sul brasileiro

Enchentes no Uruguai: departamento uruguaio mais afetado é o de Paysandú, com 1.569 deslocados (Daniel RODRIGUEZ /AFP Photo)

Enchentes no Uruguai: departamento uruguaio mais afetado é o de Paysandú, com 1.569 deslocados (Daniel RODRIGUEZ /AFP Photo)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 15 de maio de 2024 às 08h51.

Tudo sobreEnchentes
Saiba mais

Mais de 3,3 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas no Uruguai devido a inundações causadas por tempestades na região, informou nesta terça-feira, 14, a agência uruguaia de gestão de crises.

O Sistema Nacional de Emergências (Sinae), que iniciou há uma semana balanços diários da situação, reportou hoje 3.352 deslocados em todo o território uruguaio, dos quais 522 foram levados para abrigos e 2.830 estão na casa de parentes ou amigos.

Por que o Uruguai é caro? Custos elevados surpreendem dentro e fora do país

Áreas mais afetadas

A maioria das pessoas afetadas está no litoral norte sobre o rio Uruguai, na fronteira com a Argentina. A vazão do rio Uruguai, que nasce na Serra Geral no Brasil, aumentou devido às fortes chuvas dos últimos dias no Sul brasileiro.

O departamento uruguaio mais afetado é o de Paysandú, com 1.569 deslocados, onde o rio Uruguai atinge 7,94 metros, acima do nível de segurança de 7 metros.

Enchentes no RS: deputados aprovam 'calamidade' até 2026 e derrubam regras de gastos

O Sinae alertou para o impacto das cheias na produção agropecuária, principalmente nas colheitas de soja, arroz, milho, cana e cítricos, e nas plantações de trigo, cevada e colza. Apontou ainda problemas decorrentes da perda de animais, falta de forragem e dificuldade para transferir o gado.

Quatro rodovias nacionais estavam bloqueadas hoje devido às inundações, ressaltou o Sinae.

Acompanhe tudo sobre:UruguaiEnchentesChuvasArgentina

Mais de Mundo

EUA: governo avança com acordo de US$ 1 bilhão para envio de armas a Israel

Palácio de Buckingham revela 1º retrato oficial de rei Charles desde coroação

Oito pessoas morrem e 40 ficam feridas em grave acidente de ônibus na Flórida, EUA

Michael Cohen, ex-homem de confiança de Trump, volta ao tribunal

Mais na Exame