Mundo

EUA fecham acordo com a Moderna por 100 mi de doses de potencial vacina

O país fez vários acordos para adquirir doses de possíveis vacinas contra o novo coronavírus antes da aprovação pelos reguladores

Trump: presidente americano afirmou que os EUA fecharam acordo para a compra de 100 milhões de doses de possível vaina da Moderna (Carlos Barria/Reuters)

Trump: presidente americano afirmou que os EUA fecharam acordo para a compra de 100 milhões de doses de possível vaina da Moderna (Carlos Barria/Reuters)

Janaína Ribeiro

Janaína Ribeiro

Publicado em 11 de agosto de 2020 às 20h29.

Última atualização em 12 de agosto de 2020 às 16h00.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou em entrevista coletiva nesta terça-feira, 11, que seu governo fechou um acordo com a Moderna para a compra e a entrega de 100 milhões de doses da vacina da empresa, caso ela se mostre bem-sucedida contra a covid-19. A companhia também publicou comunicado, confirmando o fato.

Trump lembrou que há atualmente três vacinas americanas na fase 3 de ensaios clínicos, a última antes de uma eventual aprovação. Ele também voltou a defender sua política para enfrentar a pandemia. Segundo Trump, os casos em vários países da Europa têm aumentado recentemente, enquanto a trajetória nos EUA é de queda.

O presidente também aproveitou a coletiva para criticar a escolha do ex-vice-presidente Joe Biden da senadora Kamala Harris como sua companheira de chapa. Segundo Trump, Kamala "é uma pessoa que contou muitas histórias que não são verdade" e deseja elevar impostos em bilhões de dólares, cortando o orçamento das Forças Armadas. Ele também disse que a legisladora deseja uma "medicina socializada" e proibir o a extração de petróleo e gás pelo método do fracking.

Também comentou que ela "se saiu muito mal nas primárias" do Partido Democrata. Trump se disse "surpreso" pelo fato de Biden tê-la escolhido e afirmou que, para ele, essa era uma boa notícia. O presidente disse que a senadora era "desrespeitosa" e teria dito "coisas horríveis" sobre Biden na pré-campanha.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Modernavacina contra coronavírus

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia