Mundo

Três tremores voltam a assustar Montes Claros (MG)

Segundo os bombeiros, a maior parte dos atendimentos foi para verificar pequenas trincas em casas


	Três tremores ocorreram nesta quarta-feira na cidade de Montes Claros
 (Frederick Florin/AFP)

Três tremores ocorreram nesta quarta-feira na cidade de Montes Claros (Frederick Florin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2012 às 13h51.

Belo Horizonte - Três tremores de terra assustaram moradores de Montes Claros, no norte de Minas, na madrugada e manhã desta quarta-feira. O mais intenso foi às 10h43 e, segundo o Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), chegou a 4,5 graus na escala Richter, mesma magnitude do abalo mais forte que o município havia registrado, em 19 de maio passado. Os outros tremores ocorreram às 2h55 e 3h32, com magnitude de 3,6 e 3,5 graus, respectivamente.

Até o fim desta manhã, o Corpo de Bombeiros havia recebido mais de 500 chamadas e a Polícia Militar outras 350, quase todas de moradores amedrontados com os abalos. De acordo com os bombeiros, muita gente correu para a rua na hora dos tremores. Houve registro de pequenos danos em algumas residências e em um supermercado da cidade. Em uma casa do bairro Jardim Brasil a estrutura de uma varanda desabou.

Segundo os bombeiros, a maior parte dos atendimentos, entretanto, foi para verificar pequenas trincas em casas. Até o fim da manhã, de acordo com a corporação, não havia registro de feridos.

A Defesa Civil está fazendo vistorias em imóveis, mas ainda não houve necessidade de interdições. Após os tremores da madrugada, parte de Montes Claros e de cinco municípios vizinhos ficou sem energia elétrica. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que o serviço foi restabelecido em menos de uma hora.

Histórico

Em maio, outro tremor de 4,5 graus na escala Richter causou danos em dezenas de imóveis, com parte deles interditada. A cidade e municípios próximos são atingidos por abalos pelo menos desde 1995.

Segundo o Obsis, só este ano foram mais de 150 tremores na região, mas a maioria de pequena intensidade. A grande incidência de abalos sísmicos na área, situada sobre uma falha geológica, levou o observatório a instalar nove estações sismológicas em Montes Claros e no seu entorno.

Apesar dos eventos do tipo na região, o tremor de terra mais forte no País, de acordo com o Obsis, aconteceu em 1955, na Serra do Tombador, em Mato Grosso. À ocasião, o terremoto atingiu 6,2 graus na escala Richter.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisMeio ambienteMinas GeraisTerremotos

Mais de Mundo

As vitórias e derrotas de Musk desde a eleição de Donald Trump

Avião da Embraer foi derrubado por sistema de defesa aérea russo, diz agência

FAB deve auxiliar autoridades do Cazaquistão sobre queda de avião fabricado pela Embraer

Trump anuncia embaixador no Panamá e insiste que EUA estão sendo 'roubados' no canal