Mundo

Tóquio e Washington pedem compromisso de Pyongyang antes de retomar diálogo

Países pedem a desnuclearização antes de retomar as conversas multilaterais de seis lados com a nação comunista

O enviado dos EUA para Coreia do Norte, Glyn Davies, se reuniu na capital japonesa com o responsável japonês do Escritório para a Ásia e Oceania, Shinsuke Sugiyama (Feng Li/Getty Images)

O enviado dos EUA para Coreia do Norte, Glyn Davies, se reuniu na capital japonesa com o responsável japonês do Escritório para a Ásia e Oceania, Shinsuke Sugiyama (Feng Li/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2011 às 05h29.

Tóquio - Japão e Estados Unidos pediram nesta sgunda-feira à Coreia do Norte para mostrar um compromisso que reflita sua vontade de desnuclearização antes de retomar as conversas multilaterais de seis lados com o país comunista, paralisadas há mais de dois anos.

O enviado dos EUA para Coreia do Norte, Glyn Davies, se reuniu na capital japonesa com o responsável japonês do Escritório para a Ásia e Oceania, Shinsuke Sugiyama, para analisar a situação com o regime de Pyongyang, que expressou sua vontade de retomar incondicional o diálogo multilateral.

'É responsabilidade da Coreia do Norte dar os passos adequados, e deve mudar de atitude', disse após o encontro Davies, que se encontra no Japão como parte de uma viagem asiática que o levou À Coreia do Sul e que posteriormente incluirá China.

O enviado dos EUA, que assumiu esse posto no final de outubro em substituição de Stephen Bosworth, detalhou além disso que este não é o momento que Washington e Pyongyang realizaremn novas conversas bilaterais como as mantidas os passados julho e outubro, que não produziram resultados destacáveis.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComunismoCoreia do NorteDiplomaciaEstados Unidos (EUA)JapãoOposição políticaPaíses ricosPolítica

Mais de Mundo

Trump nomeia Robert Kennedy Jr. para liderar Departamento de Saúde

Cristina Kirchner perde aposentadoria vitalícia após condenação por corrupção

Justiça de Nova York multa a casa de leilões Sotheby's em R$ 36 milhões por fraude fiscal

Xi Jinping inaugura megaporto de US$ 1,3 bilhão no Peru