Mundo

Texas tem primeiro caso de zika transmitido por mosquito local

A mulher não havia viajado para o México ou para qualquer outro lugar que possa ter contraído o vírus, segundo as autoridades

Aedes: "Nós ainda não acreditamos que o vírus se espalhará pelo Texas, mas é possível que haja mais casos", disse comissário do departamento de saúde do estado (Daniel Becerril/File Photo/Reuters)

Aedes: "Nós ainda não acreditamos que o vírus se espalhará pelo Texas, mas é possível que haja mais casos", disse comissário do departamento de saúde do estado (Daniel Becerril/File Photo/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de novembro de 2016 às 21h04.

Última atualização em 28 de novembro de 2016 às 21h04.

Houston - O governo do Texas anunciou nesta segunda-feira que o estado registrou o primeiro caso de zika transmitido por um mosquito local.

Uma mulher no condado de Cameron, localizado na parte sul do Estado, próximo à fronteira com o México, teve resultado positivo para a doença na semana passada, de acordo com o Departamento de Serviços de Saúde do Texas.

A mulher não havia viajado para o México ou para qualquer outro lugar que possa ter contraído o vírus, segundo as autoridades.

"Nós sabíamos que era questão de tempo até que víssemos um caso de zika transmitido por um mosquito no Texas", disse o médico John Hellerstedt, comissário do departamento de saúde do estado.

"Nós ainda não acreditamos que o vírus se espalhará pelo Texas, mas é possível que haja mais casos. As pessoas precisam se proteger das picadas de mosquitos, especialmente nas partes do Estado que costumam ser relativamente quentes no outono e no inverno", completou.

O Texas é o terceiro estado a reportar transmissão local de zika. Um surto da doença em Miami Beach, na Flórida, infectou 238 pessoas.

Em Utah, em julho, foi registrado um caso em que um homem contraiu a doença a partir de seu pai, que pegou zika enquanto viajava pelo exterior.

Oficiais de saúde disseram que não ficou claro como o homem contraiu a doença de seu pai, que acabou morrendo.

No começo deste mês, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que não estava mais classificando o vírus da zika como uma emergência de saúde pública global e passava a ter uma abordagem de longo prazo no combate à doença. Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais de Mundo

Sobe para 236 o total de mortos no Nepal após piores chuvas em 50 anos

Rússia aumenta orçamento de defesa em 25% e atingindo nível recorde

Portugal lança plataforma para agilizar pedidos de cidadania

Trabalhadores dos portos dos EUA entram em greve a partir desta terça