Tanto Biden como Hillary seriam presidentes excepcionais

Presidente dos EUA, Barack Obama garantiu que tanto seu vice, Joe Biden, quanto sua ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, seriam presidentes excepcionais

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se negou nesta quinta-feira a optar por um sucessor favorito entre seu vice-presidente, Joe Biden, e sua ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, mas garantiu que ambos seriam "presidentes excepcionais" se fossem escolhidos nas eleições de 2016.

"Não vou me envolver nisso de forma alguma", disse Obama durante uma entrevista à rede de televisão "MSNBC", perguntado sobre quem seria melhor presidente, Biden ou Hillary.

Mas se algum dos dois decidir concorrer pela candidatura democrata em 2016, acrescentou, "tanto Hillary como Joe seriam presidentes excepcionais, e possuem as qualidades necessárias para isso".

"Acredito que Joe Biden entrará para a história como um dos melhores vice-presidentes que existiram, e esteve comigo, do meu lado, em todas as decisões difíceis que tomei", disse Obama.

"Quanto a Hillary, acho que ficará na história como uma das mais destacadas secretárias de Estado que tivemos, e que nos ajudou a sair de um profundo buraco, a melhorar nossa imagem no mundo quando cheguei ao poder, a reconstruir a confiança e a fé nos Estados Unidos", acrescentou o presidente americano.

Apesar de Hillary e Biden não terem declarado oficialmente suas intenções de concorrer pela Presidência em 2016, os dois aparecem na frente em todas as pesquisas sobre possíveis sucessores de Obama.


Segundo um levantamento da Universidade de Quinnipiac divulgado no final de novembro, Hillary é a favorita no campo democrata com 70% das preferências, seguida de longe por Biden, com 9%.

Obama, cujo índice de aprovação se encontra entre os mais baixos de sua Presidência segundo as últimas pesquisas, falou sobre seu tempo na Casa Branca na entrevista de hoje.

"O interessante de ser presidente há cinco anos é que isso torna você mais humilde, ao invés de mais prepotente, sobre o que você pode fazer como indivíduo", disse.

"Você reconhece que é somente parte da história, e que o seu trabalho é realmente empurrar a pedra um pouco mais em direção ao topo da montanha, até que alguém a empurre para um pouco mais longe, em uma tarefa de aperfeiçoar nosso país que nunca acaba", acrescentou.

Diante de uma audiência de jovens estudantes da American University, que estiveram presentes durante a entrevista, Obama recomendou para aqueles que estão considerando viver um futuro na política que sigam em frente.

"Continua sendo uma forma de servir que acredito que pode ser nobre", afirmou o líder.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.