Mundo

Sudão do Sul é o mais novo Estado da ONU

A Assembleia Geral da organização aprovou nesta quinta-feira a admissão do país como seu Estado membro número 193

No sábado, o Sudão do Sul declarou sua independência após quase 50 anos de guerra com o Sudão e milhões de mortes (Roberto Schmidt/AFP)

No sábado, o Sudão do Sul declarou sua independência após quase 50 anos de guerra com o Sudão e milhões de mortes (Roberto Schmidt/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2011 às 12h42.

Nova York - A Assembleia Geral da ONU aprovou nesta quinta-feira a admissão do Sudão do Sul como seu Estado membro número 193, poucos dias depois de o país ter proclamado sua independência ao fim de décadas de guerra civil no Sudão.

"Declaro o Sudão do Sul membro das Nações Unidas", disse Joseph Deiss, presidente da Assembleia Geral, após um voto por aclamação.

A votação ocorreu depois da recomendação feita na quarta-feira pelo Conselho de Segurança para a admissão do Sudão do Sul como novo membro da ONU.

No sábado, o Sudão do Sul declarou sua independência diante de dezenas de milhares de cidadãos e de diversos líderes estrangeiros após quase 50 anos de guerra com o Sudão e milhões de mortes.

O ministro das Relações Exteriores alemão, Guido Westerwelle, cujo país exerce a Presidência interina do Conselho de Segurança, disse na quarta-feira que o Sudão do Sul tinha se comprometido a "defender as propostas e princípios" da carta da ONU.

"Esperamos que a República do Sudão do Sul se una a nós como membro das Nações Unidas e trabalhe estreitamente com seus representantes", disse.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaJustiçaONUSudão

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia