Mortes por chuvas no RJ superam 560;governo decreta luto
Outras 13.830 pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas, segundo dados do governo do Estado
Da Redação
Publicado em 15 de janeiro de 2011 às 13h54.
São Paulo - A secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro informou neste sábado que o número de mortos na região serrana do Estado superou 560 em decorrência do temporal que teve início na noite de terça-feira.
Conforme balanço do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Rio, divulgado às 13h15, 564 pessoas morreram em função das chuvas.
Em Nova Friburgo, cidade mais afetada pela tragédia, o número de mortos chegou a 264, seguida por Teresópolis, com 238 mortes. Petrópolis e Sumidouro somam 46 e 16 mortos, respectivamente. Outras 13.830 pessoas ficaram desabrigadas ou desalojadas, segundo dados do governo do Estado.
Diante do crescente número de mortes, o governador Sérgio Cabral decretou neste sábado luto oficial por sete dias no Rio de Janeiro a partir de segunda-feira, dia 17.
"O governo do Rio de Janeiro mantém-se presente e informando à população a sua atuação... com a utilização de dezenas de máquinas e equipamentos para remover escombros, desobstruir ruas e reconstruir estradas, além da contratação de firmas para reforçar e acelerar a limpeza nas regiões atingidas", afirma comunicado disponível no site do governo.
O governo federal anunciou na sexta-feira a liberação imediata de 100 milhões de reais para ajudar as cidades atingidas pelas chuvas no Rio. Os recursos integram um total de 780 milhões de reais liberados pela presidente Dilma Rousseff, por meio de Medida Provisória, para as cidades e Estados prejudicados pelas chuvas.
De acordo com o governo fluminense, o Estado receberá 35 milhões de reais para o pagamento de aluguel social a 5 mil famílias de desabrigados em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo.