Mundo

Sobe para 2.010 o número de mortos pelo terremoto e tsunami na Indonésia

Em Palu, onde viviam cerca de 350 mil pessoas antes da tragédia, 8.276 pessoas abandonaram a cidade

Desastre na Indonésia: a maior parte dos mortos (1.601), foi registrada em Palu, a capital da província de Celebes Central e região mais afetada (Jorge Silva/Reuters)

Desastre na Indonésia: a maior parte dos mortos (1.601), foi registrada em Palu, a capital da província de Celebes Central e região mais afetada (Jorge Silva/Reuters)

E

EFE

Publicado em 9 de outubro de 2018 às 12h35.

Jacarta - As autoridades da Indonésia elevaram nesta terça-feira para 2.010 o número de mortos no terremoto e tsunami que sacudiram no mês passado a região central de ilha de Celebes, onde oficialmente há 671 desaparecidos e teme-se que haja 5 mil pessoas soterradas.

A maior parte dos mortos (1.601), foi registrada em Palu, a capital da província de Celebes Central e região mais afetada, disse o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, em entrevista coletiva.

Sutopo informou que o número de feridos é de 10.679, com 2.549 deles em estado grave, e 82.775 deslocados estão abrigados em mais de 100 refúgios.

Em Palu, onde viviam cerca de 350 mil pessoas antes da tragédia, 8.276 pessoas abandonaram a cidade, a maioria através de seu aeroporto, que opera normalmente, embora com 200 metros a menos de pista.

Enquanto isso, os trabalhos de resgate, que continuarão até quinta-feira, procuram corpos sob os escombros nas áreas mais afetadas, como o bairro Balaroa e o povoado Petobo, ambos em Palu, e na cidade de Jono Oge, em Sigi.

Segundo Sutopo, cerca de 5 mil pessoas foram soterradas em Petobo e Balaroa, onde a agência de busca e resgate Basarnas, retirou ontem 20 e 18 corpos, respectivamente.

As autoridades conseguiram restabelecer 90% do fornecimento de energia elétrica na região afetada, onde a atividade comercial começa a recuperar a normalidade.

O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) aprovou hoje um aporte de US$ 3 milhões para apoiar a prestação de ajuda humanitária de forma imediata.

O desastre natural em Celebes é o pior ocorrido na Indonésia desde o tsunami que em 2004 varreu a província de Aceh, no oeste do arquipélago, onde morreram 167 mil pessoas.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisIndonésiaMortesTerremotosTsunami

Mais de Mundo

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano