Exame Logo

Sobe para 15 o número de mortos em terremoto no México

O número foi elevado após a confirmação de dez mortes em uma zona do estado de Oaxaca

México: o terremoto afetou pelo menos dez estados do sul e do centro do México (Claudia Daut/Reuters)
E

EFE

Publicado em 8 de setembro de 2017 às 08h27.

Última atualização em 8 de setembro de 2017 às 08h53.

México - Pelo menos 15 pessoas morreram no terremoto ocorrido no México na noite de quinta-feira, a maioria no estado de Oaxaca, confirmou nesta sexta-feira o coordenador nacional de Proteção Civil, Luis Felipe Puente.

Em declarações à emissora "Televisa", Puente indicou que 10 mortes ocorreram em Oaxaca, três em Chiapas e duas em Tabasco.

Veja também

Puente apontou que na zona de Juchitán (Oaxaca) há informações de casas derrubadas com pessoas no interior, mas disse que não serão oferecidos números oficiais até que o Ministério Público, junto com os titulares de Proteção Civil dos estados, confirme as vítimas mortais.

O coordenador disse que a Secretaria de Saúde ainda faz uma contagem nos hospitais dos feridos por causa do terremoto de magnitude 8,2 na escala de Richter e cujo epicentro se localizou diante do litoral de Chiapas.

O funcionário indicou que a Secretaria de Comunicações e Transportes informa também sobre deslizamentos em algumas estradas e "pequenos danos".

Previamente, em uma mensagem aos meios desde o Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred), o presidente Enrique Peña Nieto indicou que este tremor tem uma magnitude similar a um registrado em 1932 e foi maior do que o de 1985, de 8,1 graus e que deixou milhares de mortos e desaparecidos na Cidade do México.

O presidente ainda disse que podem ocorrer fortes réplicas. Até o momento foram sentidas 65 réplicas, a maior de 6,1 graus.

O terremoto afetou pelo menos dez estados do sul e do centro do México, e até 50 milhões de pessoas - quase a metade da população nacional - puderam senti-lo, segundo o governante.

Acompanhe tudo sobre:MéxicoMortesTerremotos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame