Mundo

Seis mil pessoas serão evacuadas de área da usina nuclear no Japão

Área em um raio de 2km da usina de Fukushima será evacuada por precaução

Imagens aéreas da TV japonesa mostram Fukushima tomada pelas águas (AFP)

Imagens aéreas da TV japonesa mostram Fukushima tomada pelas águas (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2011 às 16h09.

Tóquio - As autoridades pediram que cerca de 6.000 pessoas que moram num raio de dois quilômetros da usina nuclear de Fukushima seja evacuada depois do violento terremoto que atingiu o país.

O governo declarou um alerta nuclear preventivo em função da situação e determinou que a população num raio de 3 km da usina seja evacuada.

Tropas das forças de autodefesa (o exército japonês) foram enviadas à instalação nuclear.

A água de esfriamento da usina baixou a um nível preocupante, mas nenhum vazamento foi assinalado, segundo a televisão japonesa.

Por outro lado, o setor de turbinas da usina nuclear de Onagawa, na região de Miyagi, pegou fogo depois do terremoto, informou a agência local Kyodo News.

Mas a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) indicou que quatro usinas nucleares próximas ao epicentro do tremor de magnitude 8,9, o pior da história do Japão, foram desligadas e fechadas em segurança.

"A agência está em contato com o ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão para confirmar mais detalhes da situação. As quatro usinas nucleares japonesas mais próximas do terremoto foram fechadas em segurança", indicou a AIEA em um comunicado.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-nuclearesÁsiaDesastres naturaisEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaJapãoPaíses ricosTerremotos

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos