Mundo

Secretário-geral da ONU quer se encontrar com Macron em breve

A eleição de Macron foi bem recebida na ONU, que luta para evitar os planos do presidente americano Donald Trump de cortar fundos do organismo

Antonio Guterres: a ONU considera a França "um sócio altamente valorizado" (Brendan McDermid/Reuters)

Antonio Guterres: a ONU considera a França "um sócio altamente valorizado" (Brendan McDermid/Reuters)

A

AFP

Publicado em 8 de maio de 2017 às 18h46.

O secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Guterres, felicitou nesta segunda-feira Emmanuel Macron por sua vitória nas eleições e disse que espera se reunir com o presidente eleito em breve.

A eleição de Macron foi bem recebida na ONU, que luta para evitar os planos do presidente americano Donald Trump de cortar fundos do organismo.

A França é "um sócio altamente valorizado por esta organização" e a agenda de um primeiro encontro incluiria as mudanças climáticas, a luta contra o terrorismo e a manutenção da paz, entre outros temas, disse o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.

Guterres planeja escrever a Macron para propor a ele uma reunião "no futuro próximo", disse Dujarric. "Esperamos concretizar um encontro rapidamente".

Macron, que derrotou a líder da extrema-direita Marine Le Pen no segundo turno no domingo, fez campanha com a promessa de defender o acordo de Paris sobre o clima para combater o aquecimento global.

Espera-se que o governo de Trump decida nas próximas semanas se irá se retirar do acordo assinado por 175 países das Nações Unidas no ano passado.

Acompanhe tudo sobre:FrançaONUEmmanuel Macron

Mais de Mundo

Trump ameaça Irã novamente e diz que 'grande força está a caminho'

Após Trump recuar em tarifas, UE avalia retomar votação do acordo comercial com os EUA

Governo dos EUA apresenta plano de desenvolvimento da 'Nova Gaza'

China lidera ranking global de indústrias mais avançadas