A notícia de que o ator teve um filho fora do casamento com uma ex-empregada pode ter colaborado para os resultados (Jason Merritt/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 17 de junho de 2011 às 15h55.
Los Angeles - O ex-governador Arnold Schwarzenegger experimenta seu nível mais baixo de popularidade entre os eleitores californianos, segundo uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira.
Cerca de 75% dos eleitores da Califórnia rejeitam o ex-governador republicano, segundo os resultados apresentados nesta sexta-feira pelo "The Field Poll".
Embora a enquete não determine os motivos da queda da popularidade do ex-governador, a notícia de que o ator teve um filho fora do casamento com uma ex-empregada, assim como a decisão - em seu último dia no Governo - de reduzir a sentença do filho do ex-presidente da assembleia, parecem ter colaborado para os resultados da pesquisa.
Há um mês, o ex-governador anunciou em comunicado que há 13 anos teve um filho com a guatemalteca Mildred Baena, que trabalhou em sua casa durante 20 anos, e deixou o emprego em janeiro.
Além disso, no mesmo mês - poucas horas antes de deixar seu escritório como governador - Schwarzenegger reduziu a menos da metade a sentença de Esteban Núñez, filho do ex-presidente da assembleia, Fabián Núñez.
Ele argumentou que a sentença original de 16 anos do jovem que se declarou culpado por um ataque que provocou a morte de um estudante de 22 anos da Universidade Estadual de San Diego em 2008 era "excessiva" e a reduziu para sete anos.
Los Angeles é o condado da Califórnia que menos aprova Schwarzenegger e apenas 10% dos indagados revelaram ter uma opinião favorável ao ex-governador, que aparece atrás do democrata Gray Davis (41%) e do republicano Pete Wilson (38%) na preferência dos californianos.
A enquete, que foi realizada de 3 a 13 junho com 472 pessoas, apresenta uma margem de erro de 4,6%.