Santos afirma que vínculo entre ETA e Farc "está comprovado"

Presidente colombiano diz que mensagens descobertas em computadores conectam os dois grupos
Segundo Santos, as Farc chegaram a prestar homenagem à ETA (Getty Images)
Segundo Santos, as Farc chegaram a prestar homenagem à ETA (Getty Images)
D
Da RedaçãoPublicado em 12/04/2011 às 06:45.

Madri - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, afirmou nesta terça-feira em Madri que o vínculo entre a ETA e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) "está comprovado" e destacou que no computador de "Mono Jojoy" também há "referências específicas" ao grupo terrorista basco.

"Está demonstrado em muitas das mensagens que descobrimos nos computadores destes terroristas das Farc. Havia inclusive um vídeo no qual as Farc prestavam homenagem à ETA", acrescentou Santos em uma entrevista à emissora pública espanhola "TVE".

Em visita oficial à Espanha, Santos explicou que no computador do ex-chefe militar das Farc Víctor Julio Suárez, conhecido como "Mono Jojoy", que morreu em setembro passado em um bombardeio da Força Aérea colombiana, "também há referências específicas à ETA".

O líder colombiano destacou "o desafio comum com a Espanha" e o interesse para que os dois países lutem "de forma conjunta contra esse fenômeno", assim como a importância da colaboração em nível judicial, que "felizmente", indicou, "está acontecendo".

Ao ser questionado se membros da ilegalizada Batasuna, considerada o braço político da ETA, estão visitando membros das Farc em prisões colombianas, Santos assinalou que não tem essa informação, embora admita a possibilidade.