Mundo

Salão do Automóvel de Tóquio apresenta novos modelos elétricos e híbridos

O slogan do evento 2011 é "A mobilidade pode mudar o mundo". Há 176 expositores de 12 países, onde serão apresentados cerca de 50 veículos inéditos

A Toyota usou o Salão para apresentar o compacto 86, o híbrido Aqua e o veículo-conceito Fun-Vii (Fun Vehicle interactive internet), este último possui um sistema de conexão com o telefone celular semelhante ao de uma rede social (Divulgação)

A Toyota usou o Salão para apresentar o compacto 86, o híbrido Aqua e o veículo-conceito Fun-Vii (Fun Vehicle interactive internet), este último possui um sistema de conexão com o telefone celular semelhante ao de uma rede social (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2011 às 15h15.

São Paulo - Na última quarta-feira (30) teve início a 42ª edição do Salão do Automóvel de Tóquio. Com aposta na sustentabilidade, o evento expõe diversos veículos elétricos e híbridos. Algumas montadoras de destaque foram Toyota, Honda e Nissan.

O slogan do evento 2011 é "A mobilidade pode mudar o mundo". Há 176 expositores de 12 países, onde serão apresentados cerca de 50 veículos inéditos. Durante a programação será apresentado o projeto Smart Mobility City 2011 pelo qual 26 empresas e organizações preveem, através de demonstrações e conferências, como será o futuro da mobilidade nas cidades do futuro.

A Toyota usou o Salão para apresentar o compacto 86, o híbrido Aqua e o veículo-conceito Fun-Vii (Fun Vehicle interactive internet), este último possui um sistema de conexão com o telefone celular semelhante ao de uma rede social.

Durante o evento a montadora também anunciou a abertura de vendas de uma nova versão plug-in do Prius. A expectativa para 2012 é vender cerca de 60 mil carros e os modelos já começaram a receber reservas nesta semana. O PHV Prius é um veículo híbrido movido a gasolina e eletricidade. O diferencial do carro é que quando a bateria se esgota a locomoção torna-se híbrida, apresentando assim mais vantagem do que os automóveis elétricos puros.

O vice-presidente executivo da Toyota, Takeshi Uchiyamada, informou que o Prius PHV recarregável custará a partir de 3,2 milhões de ienes (US$ 41 mil) no Japão. Desde o ano passado, os carros são testados por governos e empresas no Japão, EUA e Europa.

A Honda também apresentou uma proposta sustentável: o EV-STER Concept, um carro conversível de dois lugares e 100% elétrico. O modelo, apesar de compacto, vai de zero a 100km/h em cinco segundos e pode chegar à velocidade máxima de 160km/h.


O veículo recebeu peças de fibra de carbono para reduzir o peso. Já para recarregar a bateria do EV-STER Concept há duas opções, usar uma fonte de 200V, se for recarregar em menos de três horas, ou uma fonte de 100V, em menos de seis horas. Desta forma, o carro consegue uma autonomia de 160 quilômetros.

Também teve destaque o Pivo 3 da Nissan, o terceiro protótipo do compacto. O carro conceito, de dois metros, possui espaço para dois ocupantes, com bancos enfileirados, e tem capacidade de girar quase inteiramente sobre sua área, pois suas rodas do eixo dianteiro e traseiro podem ser esterçadas. O maior diferencial deste projeto é ter a possibilidade para andar sem a operação de um motorista e depender apenas de um motor elétrico e recarregável.

Durante a feira ainda serão apresentadas outras novidades. Participam da Tokyo Motor Show 14 montadoras japonesas, representadas por 15 marcas, e 20 estrangeiras representadas por 24 marcas.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosCarros híbridosSalões de automóveisTokyo Motor ShowVeículos

Mais de Mundo

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Boric exige eleições 'transparentes' e 'competitivas' na Venezuela

Dados sobre cachorros de Milei são protegidos por limites de acesso à informação na Argentina

Mais na Exame