Mundo

Rússia denuncia decisão europeia sobre Irã e alerta para nova escalada

Mais cedo, Alemanha, Reino Unido e França acionaram uma medida para abandonar o acordo nuclear do Irã

Irã: governo iraniano prometeu responder a qualquer “medida mal-intencionada” da Europa (Sir Francis Canker Photography/Getty Images)

Irã: governo iraniano prometeu responder a qualquer “medida mal-intencionada” da Europa (Sir Francis Canker Photography/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 14 de janeiro de 2020 às 16h45.

A Rússia denunciou nesta terça-feira o que chamou de "ações imprudentes" e a decisão "profundamente decepcionante" dos europeus de iniciar o processo de solução de controvérsias no âmbito do acordo nuclear internacional iraniano de 2015.

"Não excluímos que as ações precipitadas dos europeus possam levar a uma nova escalada em torno do acordo nuclear iraniano e tornar impossível implementá-lo dentro da estrutura inicialmente acordada", disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia em um comunicado de imprensa.

"O mecanismo de resolução de conflitos foi criado para propósitos totalmente diferentes. As causas da dificuldade de aplicar o acordo são amplamente conhecidas e não estão relacionadas ao Irã", mas sim aos Estados Unidos, que se retiraram unilateralmente do texto em 2018 e impuseram novas sanções contra Teerã, acusou Moscou.

Segundo o governo russo, o programa nuclear iraniano "permanece sob controle constante da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), sem precedentes por sua abrangência e profundidade de verificação".

Acompanhe tudo sobre:EuropaIrã - PaísRússia

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA